Cantora foi ao Mato Grosso e conversou com várias pessoas dentro do Parque Indígena do Xingu sobre seus feitos em prol da cultura deles Entretenimento, #CNNPop, Anitta, Povos indígenas, Povos originários CNN Brasil
Anitta, 32, esteve na aldeia Kuikuro no Parque Indígena do Xingu, no Mato Grosso, onde participou neste sábado (16) da cerimônia Kuarup. A cantora visitou a reserva junto com Luciano Huck para gravar um especial para o “Domingão com Huck”, ainda sem data de exibição.
A artista — que é um dos maiores nomes brasileiros fora do país — conversou com um dos líderes indígenas e agradeceu a ele por cuidarem da natureza brasileira. Ela recebeu pinturas tradicionais pelo corpo e se mostrou aberta a dar apoio ao povo indígena.
“Só tenho a agradecer pelo convite e por cuidar da nossa natureza, continuarem lutando, persistindo, resistindo. Eu sei muito bem como é a força contrária, para acabar com o território indígena, com a cultura. Eu sei a forma que vocês insistem, resistem. Comigo vocês sempre vão poder contar, desde as pequenas às grandes coisas”, disse ela.
Esta é a primeira vez que Anitta esteve presente em uma reserva, disse que já tentou fazer tudo o que estava ao alcance dela para ajudar os povos originários e declarou que estava emocionada de estar ali.
A Mídia Indígena, veículo de comunicação feito pelos próprios povos originários, compartilhou um post nas redes sociais celebrando este apoio recebido de Anitta.
“Não é apenas uma visita, é um gesto de respeito, reconhecimento e valorização de culturas que guardam a memória. Ao participar do Kuarup, ela se conecta com tradições milenares, celebrando os saberes e a espiritualidade dos povos originários, e nos lembra que proteger esses territórios é proteger o futuro do planeta”, dizia.
O texto ainda declarou que a voz e visibilidade de Anitta reforça a importância de se posicionar, amplificar causas e lutar pela demarcação de terras indígenas, lembrando que cada gesto conta na defesa dos direitos e da dignidade desses povos.
“Essa presença é simbólica e real, um convite para que todos reconheçam, respeitem e celebrem a riqueza cultural e ambiental que os povos indígenas guardam para o mundo.”
Assista ao vídeo de Anitta em aldeia no Parque Indígena do Xingu:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Mídia Indígena Oficial (@midiaindigenaoficial)
Anitta sobre funk e vivência suburbana: “Me inspiraram a ser artista”