By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Marina: texto do licenciamento ambiental do Congresso abre margem para judicialização ampla
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Marina: texto do licenciamento ambiental do Congresso abre margem para judicialização ampla
outros

Marina: texto do licenciamento ambiental do Congresso abre margem para judicialização ampla

Última atualização: 18 de agosto de 2025 15:56
Published 18 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, afirmou que o texto do licenciamento ambiental aprovado pelo Congresso dá margem para que qualquer cidadão possa judicializar a lei. Segundo a ministra, a norma poderá ser questionada no Supremo Tribunal Federal (STF) com base no artigo 225 da Constituição, que estabelece que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações”.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasMercado regulado de carbono

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

“Da forma como foi aprovado no Congresso Nacional qualquer cidadão ou cidadã que se sentir que está sendo prejudicado do seu direito no artigo 225 da Constituição Federal pode judicializar”, disse a ministra, nesta segunda-feira (18/8), em entrevista ao JOTA durante o evento Diálogos COP30, em Brasília.

Marina afirmou que a sociedade civil já vem trabalhando em ações contra o licenciamento a partir de vários dispositivos do texto aprovado em julho pelo Parlamento e aguardam a decisão dos deputados e senadores pela derrubada ou não dos vetos do presidente Lula ao projeto de lei. Segundo ela, “de fato, muitos (dispositivos) não têm nenhuma base legal na própria Constituição”.

A lei do Licenciamento Ambiental (lei 15.190/2025) foi sancionada no dia 8 pelo presidente Lula com 63 vetos. O governo enviou um projeto de lei com urgência constitucional para suprir eventuais lacunas deixadas pelos dispositivos vetados pelo presidente e uma medida provisória que determina a eficácia imediata da Licença Ambiental Especial (LAE). Agora, é aguardada sessão conjunta do Congresso para definir se os vetos serão mantidos ou derrubados.

Marina disse que se reuniu na última quinta-feira (14/8) com a ministra da Secretaria das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, para coletar impressões do Congresso e da sociedade civil sobre o texto sancionado por Lula. “Vamos trabalhar intensamente o diálogo com o Congresso e com todas as frentes que estão dispostas ao diálogo para convencer de que a forma que foi aprovada viabiliza um licenciamento que ajuda a fazer algumas atualizações, ajuda a ganhar agilidade, mas sem perda de qualidade”, afirmou a ministra. Ela defendeu que os vetos de Lula foram “estratégicos” para dar segurança jurídica, respeitar direitos e acolher inovação “sem desestruturar a lei”

Mercado regulado de carbono

Marina defendeu que não há demora para a criação de um mercado regulado de carbono no Brasil, mas que o governo está tomando o “tempo necessário” para a medida. A ministra declarou que o processo enfrenta um ambiente fiscal desafiador, chamado por ela de “meio doentio”, em que o governo é cobrado a não criar novas estruturas que comprometam metas, ao mesmo tempo em que há pressão para acelerar a implementação do sistema.

“A gente está criando um mecanismo que é inteiramente novo na realidade do Brasil e na realidade do mundo que precisa ter integridade”, disse. “ E, num contexto bastante desafiador, que são as restrições fiscais. As pessoas cobram do governo que faça ao mesmo tempo que não faça. É meio doentio”, declarou.

Marina disse que a proposta de criação de uma secretaria extraordinária, que futuramente poderá se transformar em uma agência responsável pela operacionalização das transações de créditos de carbono, permite avançar sem gerar custos adicionais elevados, aproveitando estruturas já existentes. No entanto, não deu um prazo de quando ela será implementada. “Queremos fazer o mais rápido possível, mas as coisas estão caminhando dentro dos nossos cronogramas.”

Marina participou do Diálogos COP30, evento do JOTA centrado nas preparações para a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU). O ciclo de encontros faz parte de um projeto composto por uma editoria temática no JOTA com conteúdos editoriais. O espaço é destinado a cobertura de temas sobre o presente e o futuro das políticas climáticas.

You Might Also Like

Jovem de 19 anos é morto durante assalto após sair de treino de boxe em Salvador

Por unanimidade, Congresso derruba presidente por “incapacidade moral”

Homem é preso por falsificar bebidas em fábrica clandestina em SP 

Conheça María Corina Machado, opositora venezuelana que venceu Nobel da Paz 

Feijoada mortal: Filha arma plano macabro para matar pai e paga amiga para cometer crime

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Atacante curte publicação e aumenta rumores de acerto com Vitória; veja

24 de fevereiro de 2025
“Sugeri ao prefeito que decrete dois dias de festa”, diz presidente da Saltur sobre Iemanjá
Após 1 mês interditada, ponte sobre o Rio Jequitinhonha terá tráfego parcialmente liberado
Bahia acerta a contratação de campeão da Libertadores pelo Flamengo
Milei diz que vetará aumento de aposentadorias aprovado pelo Senado 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?