By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Comparados a ratos, governadores de direita precisam sair do esgoto bolsonarista
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Comparados a ratos, governadores de direita precisam sair do esgoto bolsonarista
outros

Comparados a ratos, governadores de direita precisam sair do esgoto bolsonarista

Última atualização: 18 de agosto de 2025 16:00
Published 18 de agosto de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Há algo de podre no reino da direita brasileira. E não é apenas a ressurreição de seus reiterados flertes e noivados (para não dizer casamentos) com o golpismo. O último enlace, tendo Jair Bolsonaro (PL) à frente dos eventos que culminaram no golpe fracassado de 8 de janeiro de 2023, ainda rende frutos bastardos, como o bolsonarismo envergonhado dos governadores de direita que receberam de Carlos Bolsonaro a alcunha de ratos, com o apoio do irmão Eduardo, que segue sua campanha contra o Brasil desde os Estados Unidos.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasInformações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

Em desabafo no X (antigo Twitter), Carlos escreveu no último domingo (17/8) que “…até agora, ser a pessoa mais paciente possível diante desses chamados ‘governadores democráticos’. Mas os fatos, todos os dias, me provam que não há como levar nenhum desses sujeitos a sério”.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Depois de elencar fatos para defender seu argumento, entre eles o titubeio dos tais governadores em se comprometer com a anistia aos golpistas — inclusive seu pai —, o filho 02 concluiu: “A verdade é dura: todos vocês [governadores] se comportam como ratos, sacrificam o povo pelo poder e não são em nada diferentes dos petistas que dizem combater. Limitam-se a gritar ‘fora PT’, mas não entregam liderança, não representam o coração do povo. Querem apenas herdar o espólio de Bolsonaro, se encostando nele de forma vergonhosa e patética”.

Ratos são seres de esgoto. Com a devida vênia, quem a si deixa-se rotular de tal forma em troca de migalhas eleitorais não merece a confiança mesmo dos cidadãos para chegar à suprema magistratura da nação. Até a manhã desta segunda-feira (18/8), nenhum dos potenciais alvos das ofensas de Carlos tinha se manifestado acerca delas.

Provavelmente se trata de estratégia para herdar os votos e eventualmente o apoio de Bolsonaro e família. Nada mais suicida poderia haver não apenas para a democracia brasileira, mas para a própria direita que ambiciona declarar independência do bolsonarismo ainda que abrace elementos cruciais da pauta de extrema direita, notadamente o ódio a minorias.

Dos governadores de direita de maior destaque, Romeu Zema (Novo-MG) emerge como alvo imediato das diatribes da família Bolsonaro. No longo prazo, o principal objetivo é torpedear a posição de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) como herdeiro do bolsonarismo com verniz aceitável para o mercado, mídia e até mesmo parcelas significativas do mundo acadêmico brasileiro.

Zema lançou sua pré-candidatura no sábado (16/8), em evento em São Paulo, prometendo tirar o Brasil dos Brics e defendendo o “desmame” dos mais pobres do Bolsa Família. Em postura low profile, Tarcísio segue o preferido da Faria Lima e dos grandes grupos de mídia para 2026.

Falta combinar com os radicais e pretensos centristas. Representando a família mais golpista do Brasil, as urnas de 2026 podem trazer para a Presidência desde a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (que não se cansa de fazer campanha xingando Lula) até o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que transita bem entre caciques do centrão.

O traidor-mor da pátria Eduardo também não pode ser carta fora do baralho, pois seria o candidato ideal, que concorreria desde o exterior para denunciar a suposta ditadura brasileira, num cenário em que o presidente americano Donald Trump venha a liderar uma campanha de não reconhecimento do processo eleitoral do próximo ano porque Jair Bolsonaro encontra-se inelegível.

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

Entre os pretensos centristas, Tarcísio e Zema podem ser preteridos pelo governador Ratinho Júnior (PSD-PR), que vem sendo mais habilidoso que seu colega à frente do estado de São Paulo para costurar uma via até o Planalto, ainda que como os demais nomes da direita tenha aderido ao discurso absurdo de culpar o atual governo brasileiro pelo tarifaço imposto por Trump contra a iminente condenação de Bolsonaro. O presidente do PSD e secretário de Tarcísio, Gilberto Kassab, já sinalizou que prefere Ratinho Júnior para o Planalto.

Ratos, ratinhos, ratazanas: a direita brasileira está bem servida de roedores. Alguém poderia encarnar o papel de um animal da mesma família de roedores, a capivara: tranquila, querida por todos, brasileira por excelência e não prepostos de uma potência estrangeira. Enfim, a direita (e, portanto, a democracia brasileira) precisa de um animal político capaz de romper com o bolsonarismo. Os inimigos do conservadorismo brasileiro não são Lula tampouco Alexandre de Moraes, mas a sanha ditatorial da família Bolsonaro, que, defendendo o extremismo, sufoca aqueles que legitimamente procuram por uma alternativa democrática direitista.

You Might Also Like

Saiba quem era o sargento que morreu em acidente com Mercedes no DF

Operação apreende 174 galos usados em rinhas e prende dois suspeitos no interior da Bahia

Anitta, Gaby Amarantos e mais: veja looks dos artistas no Global Citizen 

Terremoto de magnitude 5,5 atinge Filipinas, diz agência dos EUA 

Mãe de Virginia desabafa após ataques à filha nas redes sociais: “Me poupe”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Bela presta homenagem a Preta Gil pelos seus 51 anos: “Vive dentro de mim” 

8 de agosto de 2025
Advogado “pombo-correio” é detido em penitenciária na Bahia 
Licenciamento ambiental: Funai e entidades se manifestam contra ‘PL da Devastação’
Trabalho autônomo é melhor do que ter emprego?
CR7 é o primeiro jogador a marcar 100 gols por quatro clubes diferentes 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?