No comando dos Gunners desde 2019, o treinador espanhol trabalhou com o volante por duas temporadas Futebol Inglês, -itatiaia-esportes-, Arsenal, CNN Esportes, Flamengo, Futebol internacional CNN Brasil
Após 15 temporadas atuando no futebol europeu, Jorginho foi contratado pelo Flamengo em junho, antes do Mundial de Clubes.
Aos 33 anos, o volante logo assumiu a titularidade e já é um dos pilares da equipe de Filipe Luís.
Mikel Arteta, técnico do Arsenal, abriu o jogo sobre a saída do ex-atleta dos Gunners.
Em entrevista à ESPN, Mikel Arteta, que comanda o Arsenal desde 2020 e trabalhou com Jorginho nas últimas duas temporadas, explicou como se deu a saída do volante, a quem fez vários elogios.
“Tivemos várias conversas para entender até onde queríamos caminhar juntos ou não. Ele tinha muito clara a vontade de terminar a carreira no Brasil, estava esperando uma oportunidade. Quando apareceu, eu o vi muito convicto, em todos os níveis”, iniciou o treinador espanhol.
“Primeiro a nível pessoal, com a família, e depois no profissional, de voltar e competir no país que nasceu, de competir nesta liga. Para mim foi uma honra tê-lo aqui, aproveitei ao máximo o dia a dia com ele, não apenas como jogador, mas também como pessoa, como líder. Desejo a ele tudo de melhor”, concluiu o técnico dos Gunners.
Jorginho já soma 13 jogos com a camisa do Flamengo, com um gol e duas assistências.
No Mundial de Clubes, o camisa 21 fez quatro partidas e foi um dos destaques do Rubro-Negro, que perdeu para o Bayern de Munique nas oitavas de final, inclusive com um gol de pênalti marcado pelo volante.

Para Arteta, que acompanhou o torneio nos Estados Unidos como espectador, a participação dos clubes brasileiros foi um dos destaques.
“Foram as equipes que mais me surpreenderam positivamente, porque afinal vemos pouco futebol brasileiro por tudo que temos aqui na Europa também. Se tivesse que destacar duas coisas, uma seria a competitividade das equipes, com a qualidade individual, e outra seria a fluidez e a personalidade, com a dinâmica que jogaram”, avaliou.
“Estamos vendo que (os clubes do Brasil) estão muito fortes. Temos percebido pelas contratações que têm feito. É uma liga que está investindo e que também é muito forte. A participação no Mundial deu essa dimensão a toda a Europa de qual a realidade do Brasil e o que tem sido feito por aí”, completou Arteta.
Flamengo na Libertadores
Nesta quarta (20), Jorginho disputará uma “final” contra o Internacional.
Após vencer por 1 a 0 no Maracanã, o Flamengo decide a vaga no Beira-Rio, nesta quarta-feira (20).
O Rubro-Negro joga por um empate, enquanto o Colorado precisa vencer por dois gols de diferença. Se os gaúchos devolverem o placar (1 a 0, 2 a 1…), a decisão irá para os pênaltis.
Quem avançar no confronto terá o vencedor do duelo entre Cerro Porteño-PAR e Estudiantes-ARG como adversário nas quartas de final.
Líder do Brasileirão
Com a vitória contra o Internacional no Beira-Rio, por 3 a 1, pela 20ª rodada do Brasileirão, o time de Filipe Luís garantiu mais uma rodada na liderança da competição.
O Flamengo tem 43 pontos, quatro a mais que o vice-líder Palmeiras.