Departamento de Segurança Interna disse que mulher é “estrangeira criminosa ilegal condenada por dirigir alcoolizada” Internacional, Colômbia, Estados Unidos, ice, Imigração CNN Brasil
Uma imigrante colombiana que fala sobre questões migratórias para milhares de seguidores no TikTok foi detida na sexta-feira (15) em Los Angeles por agentes do Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE), durante uma transmissão ao vivo.
Na parte do vídeo que a CNN assistiu e confirmou, uma cena caótica se desenrola enquanto a colombiana Leidy Tatiana Mafla Martínez implora aos agentes do ICE que esperem antes de prendê-la.
Um vídeo feito por um carro que passava pelo local mostra agentes do ICE removendo Mafla Martínez do banco do passageiro antes de prendê-la.
A subsecretária do Departamento de Segurança Interna (DHS), Tricia McLaughlin, descreveu Mafla Martínez como uma “estrangeira criminosa ilegal da Colômbia que foi condenada por dirigir alcoolizada em Los Angeles”.
Em um comunicado à CNN, McLaughlin disse que Mafla Martínez entrou nos EUA em 2022. A CNN pediu ao Departamento de Segurança Interna mais informações sobre o status de imigração da colombiana.
A tiktoker disse que teve dificuldade para respirar durante a prisão e passou por tratamento médico, de acordo com McLaughlin, que acrescentou que ela será mantida sob custódia do ICE “enquanto aguarda o processo de deportação”.
Documentos judiciais mostram que Mafla Martínez foi presa em 2023 por dirigir alcoolizada e alegou “nolo contendere”, ou nenhuma contestação. Ela foi condenada a três anos de liberdade condicional e a pagar multas, bem como a participar de programas relacionados à direção sob influência de álcool. A CNN entrou em contato com o advogado que representou Mafla Martínez em seu caso de 2023 para comentar.
O inquérito de custódia do ICE mostra que Mafla Martínez está sob custódia no Centro de Detenção Regional Imperial em Calexico, Califórnia.