Autoridades americanas enfatizam que se trata de uma situação de risco de vida e pedem que população siga ordens de retirada Internacional, Bahamas, Bermudas, Canadá, Carolina do Norte, Estados Unidos, Furacão, Oceano Atlântico CNN Brasil
O furacão Erin, atualmente com ventos de 155 km/h, está se movendo pelo Atlântico ocidental e começa a representar uma ameaça direta a partes da Costa Leste dos Estados Unidos e às Bermudas.
O NHC (Centro Nacional de Furacões, na sigla em inglês) emitiu alertas para o risco de maré de tempestade, maré de tempestade tropical e chuvas torrenciais.
As autoridades enfatizam que se trata de uma situação de risco de vida e pedem à população que siga imediatamente as ordens de retirada dos locais que podem ser atingidos e as instruções de segurança locais.
Entenda a trajetória e evolução do furacão
Segundo relatório do NHC às 2h da madrugada (horário local), Erin estava localizado na latitude 28,3 Norte e longitude 73,2 Oeste, movendo-se na direção norte-noroeste a 20 km/h. Uma guinada para o norte é esperada durante esta quarta-feira (20) e um movimento para nordeste na quinta-feira (21).
Se a trajetória atual continuar, o furacão se moverá entre a costa leste dos EUA e as Bermudas até o início da manhã de sexta-feira (22), antes de se mover para o sul do Canadá Atlântico entre sexta-feira e sábado (23).
Aeronaves de reconhecimento da Reserva da Força Aérea detectaram uma pressão mínima, indicando um furacão com potencial de se fortalecer nas próximas horas.
Amplitude dos ventos
O centro classifica Erin como um grande furacão. Seus ventos se estendem por até 130 km do centro, enquanto a ventania com força de tempestade tropical se estendem por até 370 km.
Tempestades tropicais são esperadas no estado americano da Carolina do Norte a partir da tarde desta quarta-feira.
As Bermudas também podem sofrer ventos com essa intensidade a partir de quinta-feira, especifica o relatório.
Chuva e ondas
Fortes chuvas são esperadas nas ilhas Outer Banks da Carolina do Norte nas próximas horas, com precipitação acumulada entre 25 e 50 milímetros.
As ondas geradas pelo sistema afetarão as Bahamas, as Bermudas, a costa leste dos Estados Unidos e o Canadá, com ondulações que trarão correntes de retorno perigosas.
Risco de Maré de Tempestade
Autoridades alertam que o nível do mar pode subir entre 60 e 120 centímetros em áreas baixas da costa entre Cape Lookout e Duck, na Carolina do Norte.
A situação pode piorar se a maré de tempestade coincidir com a maré alta.
Especialistas alertam que a combinação de maré de tempestade e ondas pode causar inundações severas em áreas normalmente secas, além de danificar a infraestrutura e bloquear as rotas de fuga.

