Prioridade do partido é a reeleição de Lula ao Planalto e construção de palanques fortes nos estados Política, Edinho Silva, Eleições 2026, PT (Partido dos Trabalhadores) CNN Brasil
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, declarou neste sábado (23) que as principais lideranças do partido vão ter que cumprir um papel eleitoral no pleito de 2026.
“Nossas principais lideranças terão que cumprir papel eleitoral. Nossas lideranças sabem disso”, disse, após reunião que elegeu a nova Executiva Nacional do PT.
Ele afirmou que ainda não houve conversas específicas. No entanto, disse não ter dúvida de que os principais nomes do partido, inclusive o do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deverão ter uma “missão eleitoral em 2026”.
Edinho ressaltou que a prioridade é a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto. Para tanto, é preciso ter alianças para palanques fortes em todos os estados, avaliou. A eleição de uma base maior de parlamentares também está em articulação. O diagnóstico eleitoral, inclusive, já começou.
O presidente do PT afirmou que Lula vai participar do processo decisório das construções estaduais.
“Quando os cenários estiverem construídos, o processo decisório passa pelo presidente Lula. Temos clareza de que eleições de 2026 vão exigir muito do PT e de aliados.”
O petista disse ainda que um dos objetivos do PT é ampliar o arco de alianças, não só numa federação formal, mas também com o que chamou de “amplo movimento democrático”.

