By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Moraes afirma que STF não se submeterá a coações no julgamento de Bolsonaro
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Moraes afirma que STF não se submeterá a coações no julgamento de Bolsonaro
outros

Moraes afirma que STF não se submeterá a coações no julgamento de Bolsonaro

Última atualização: 2 de setembro de 2025 10:08
Published 2 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O ministro Alexandre de Moraes, relator da Ação Penal 2668, em que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus na tentativa de golpe em 2022, disse, antes da leitura do relatório nesta terça-feira (2/9), que o Supremo Tribunal Federal (STF) não se submeterá a coações ou obstruções no exercício de sua missão constitucional. 

Contents
Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTATarifaço de TrumpLei MagnitskyConheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasJulgamento de Bolsonaro

Moraes afirmou que no curso da AP 2668 foi constatada a existência de “condutas dolosas e conscientes de uma verdadeira organização criminosa” que, de forma jamais vista, passou a agir de maneira covarde e traiçoeira, com a finalidade de tentar coagir o Poder Judiciário — em especial o Supremo —, além da tentativa de submeter o funcionamento da Corte ao crivo de um Estado estrangeiro. 

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

Porém, de acordo com o relator, essas tentativas de obstrução e coação não afetarão a imparcialidade e a independência dos ministros do STF, que darão “a devida sequência ao processo legal”, acompanhado por toda a sociedade e pela imprensa brasileira, com publicidade e transparência que não encontram paralelo em nenhuma Corte do mundo. 

Moraes reforçou que a “soberania nacional não seria vilipendiada ou extorquida” e que o “STF sempre será inflexível na defesa da soberania nacional” e não se curvará a pressões internas e externas.

O relator ressaltou que o processo seguiu o devido processo legal e que não houve cerceamento de defesa. Também disse que o STF seguiu suas funções constitucionais e que o país e o Supremo só têm a lamentar que tenha se tentado um golpe de estado para instalação de estado de exceção e ditadura e que “a sociedade brasileira e as instituições mostraram força e resiliência”.

Tarifaço de Trump

O STF tem sido alvo de críticas do presidente norte-americano, Donald Trump, que acusa a Corte de promover uma “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro. Em julho, Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, alegando uma “resposta a políticas, práticas e ações recentes do Governo do Brasil que constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos”.

Em comunicado, Washington afirmou que há “perseguição política, intimidação, assédio, censura e processos judiciais movidos pelo Governo do Brasil contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e milhares de seus apoiadores”, e citou o ministro Alexandre de Moraes como responsável por “ameaçar, perseguir e intimidar milhares de opositores políticos”.

Lei Magnitsky

Em 30 de julho, o governo americano anunciou a aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes. A norma, de 2016, permite sanções unilaterais dos EUA contra estrangeiros acusados de violações de direitos humanos ou corrupção. Com isso, Moraes teve bens e interesses bloqueados sob jurisdição americana, medida que pode afetar operações em bancos e serviços internacionais.

No último dia 18, o ministro Flávio Dino suspendeu a aplicação da Lei Magnitsky no Brasil em liminar que proíbe restrições “decorrentes de atos unilaterais estrangeiros” por parte de empresas ou outros órgãos que operam no Brasil.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Washington reagiu dizendo que “nenhum tribunal estrangeiro pode anular as sanções impostas pelos EUA ou proteger alguém das severas consequências de descumpri-las”. Nas redes sociais, a Embaixada dos EUA afirmou que o ministro Alexandre de Moraes é “tóxico” para todas as empresas legítimas e indivíduos que buscam acessos aos Estados Unidos e seus mercados.

A medida foi comemorada por Eduardo Bolsonaro, que chamou as sanções de “marco histórico” e disse que abusos de autoridade agora têm consequências globais.

Julgamento de Bolsonaro

O julgamento começou nesta terça-feira (2/9) às 9h, e deve se estender até a sexta-feira da próxima semana (12/9).

Além de Jair Bolsonaro, respondem à ação penal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, ex-ministro do GSI; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.

Eles são acusados de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado contra o patrimônio da União e deterioração de bem tombado.

You Might Also Like

Trump pede investigação sobre laços de Epstein com Clinton e outras pessoas 

Viih Tube mostra resultado da lipo após 5 meses “Muito feliz”; veja 

Preços do café e do cacau caem diante de possível alívio tarifário dos EUA 

Atlético-MG: Bernard relembra momento difícil e dá “receita” para final 

Coordenador da base do Palmeiras lamenta assassinato de ex-atleta do clube 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Israel diz que atingiu o “coração de Teerã”, capital iraniana 

23 de junho de 2025
Antônio Fagundes opina sobre Regina Duarte: “Equivocada” 
Clube da Série A contrata jogador da 3ª divisão mineira 
É preciso discutir o Brasil, não Lula ou Bolsonaro, diz Eduardo Leite 
Ministro de Lula anuncia saída da ViaBahia e destino dos trechos administrados pela concessionária; confira
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?