Ação investiga a atuação interestadual de organização criminosa São Paulo, PF (Polícia Federal), PM (Polícia Militar), Tráfico de drogas CNN Brasil
O GAECO-SP (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e a Polícia Federal (PF) deflagraram, na manhã desta terça-feira (2), uma operação contra uma organização criminosa suspeita dos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em diferentes estados.
O nome da ação, batizada de Operação Hetera, é decorrente do desejo dos criminosos em lavar dinheiro por meio da construção de uma casa de prostituição de luxo.
Estão sendo cumpridos hoje cinco mandados de prisão temporária e oito de busca e apreensão em São José do Rio Preto (SP), Curitiba (PR), Itajaí (SC), Itapema (SC), Tijucas (SC), Ponta Porã (MS) e Brasília (DF), expedidos pela 2ª Vara da Justiça Estadual de São José do Rio Preto.
Quarenta policiais federais participaram do cumprimento das ordens.
A operação tem como alvo principal uma organização criminosa da região Sul, que recentemente transferiu seu centro de controle para São José do Rio Preto. A facção movimentava recursos do tráfico de drogas e utilizava valores ilícitos para aquisição de imóveis em nome de terceiros, camuflando a origem do dinheiro.
O líder da organização, preso no sistema penitenciário federal após tentar realizar procedimentos cirúrgicos para alterar sua identidade, é considerado um dos maiores traficantes de cocaína do país.
Foram apreendidos 217 quilos de cocaína, R$ 7,2 milhões e US$ 798 mil, recursos que seriam usados na compra de mais entorpecentes. A apreensão, uma das maiores em dinheiro em espécie, contou com apoio da Polícia Militar e os valores eram transportados em um caminhão da organização criminosa.
* Sob supervisão de Carolina Figueiredo

