Sente-se: o aguardado Volkswagen Golf GTI custa R$ 430.000 no Brasil e as vendas começarão neste sábado (6). A compra do hatch esportivo, na verdade, representará a compra de um título para o chamado GTI Experience Club, um clube que dará acesso a eventos especiais, encontros e atividades em pista aos proprietários.
Para isso, porém, cada comprador deverá cumprir alguns critérios que já eram conhecidos. A pré-venda é exclusiva para quem já teve um VW das linhas GTS, GTI, GTE ou GLI no passado, além de carros esportivos de outras marcas do grupo, como Audi (S e RS) e Porsche (GTS, Turbo e Turbo S). Não há exceção para Up TSI.
Nos últimos dias, as concessionárias contataram clientes em potencial oferecendo o Golf GTI. Será disponibilizada apenas uma unidade por CPF ou CNPJ, mas a quantidade de unidades disponíveis também é limitada entre as regiões onde a marca atua. Haverá cláusula em contrato para que o comprador ofereça seu GTI primeiro à Volks antes de revendê-lo.
Configurações do Golf GTI para o Brasil

O esportivo será oferecido em duas configurações. A de entrada, por R$ 430.000, tem os bancos com revestimento em tecido xadrez e resfriamento tradicionais. A segunda opção custa R$ 445.000 e inclui bancos de couro Vienna com aquecimento e resfriamento.
Ambas as versões podem ser encomendadas em quatro cores sem custo adicional: Vermelho Kings, Preto Mythos, Cinza Moonstone e Branco Puro. Para garantir a reserva, o comprador precisa pagar um sinal de 10% do valor do carro (ou seja, R$ 43.000 ou R$ 44.500) e só então o carro será incluído no planejamento de produção da fábrica de Wolfsburg, na Alemanha.
Quando o Golf GTI será entregue aos compradores?

A VW diz que a quantidade de carros é limitada, mas não define o número de unidades. A entrega das primeiras unidades do Golf GTI está programada apenas para março de 2026.
Segundo a fabricante, os veículos virão com todas as adaptações para o mercado brasileiro, incluindo ajustes de suspensão e homologação do programa de emissões. O modelo terá garantia de fábrica de três anos e a promessa de estoque de peças de reposição na rede de concessionárias.
Como é o Golf GTI 2026?
Na aparência, o Golf GTI “brasileiro” é idêntico ao europeu. Ou seja, ele será o primeiro carro da marca com o logotipo dianteiro iluminado no Brasil.

Ainda na dianteira, o hatch tem faróis full led, iluminação na grade e dez pontos de leds no para-choque em formato de colmeia. Há ainda uma faixa em vermelho acima dos faróis.

A traseira tem lanternas horizontais full led, dupla saída de escape e o nome GTI centralizado, sem qualquer nomenclatura “Golf”. As rodas são de 18 polegadas com acabamento diamantado e pneus 225/40. Novamente na lateral há o emblema GTI, sempre em vermelho. A carroceria tem quatro opções de cores: branco Puro, preto Mythos, cinza Moonstone e vermelho Kings.
O interior destaca os clássicos bancos xadrez, tradição nos GTI há décadas e de série no modelo brasileiro, com aquecimento nos dianteiros. O único opcional do esportivo é o pacote com bancos de couro claro com ajustes elétricos para o motorista.

O acabamento geral é predominantemente preto, com detalhes em vermelho. Há iluminação ambiente com 30 opções de cores e configurável em três áreas distintas. A central multimídia MIB3 tem 12,9 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e o quadro de instrumentos de 10,2 polegadas.

Teto panorâmico elétrico e ar-condicionado automático de três zonas também estão escalados como equipamentos de série.
Entre os equipamentos, há volante aquecido, sistema de som Harman Kardon com 480W, carregador de celulares por indução de 45W, piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, alerta de tráfego cruzado traseiro, alertas de pontos cegos, entre outros assistentes.

O VW Golf GTI chega ao Brasil com motor 2.0 turbo de 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque, com câmbio DSG de 7 marchas. São quatro modos de condução e há disponível o sistema Launch Control e freios a disco ventilados nas quatro rodas.

Com este conjunto, o hatch médio esportivo retorna ao Brasil com um conjunto que leva seus 1.450 kg de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos. A velocidade máxima não foi divulgada.