Grupo expressou “prontidão imediata” para negociações Internacional, Cessar-fogo, Estados Unidos, Faixa de Gaza, Gaza, Israel CNN Brasil
No domingo (7), o Hamas afirmou ter recebido, por meio de mediadores, “algumas ideias” da administração dos EUA, com o objetivo de alcançar um acordo de cessar-fogo em Gaza e libertação de reféns com Israel.
Mais cedo, no domingo, dois funcionários israelenses familiarizados com as negociações disseram que os EUA apresentaram novos princípios para um cessar-fogo no Oriente Médio, que incluem a libertação imediata de todos os reféns e o início de negociações para um fim abrangente da guerra.
Em um comunicado divulgado no final do domingo, o Hamas disse que “recebe com boas-vindas qualquer iniciativa que ajude os esforços para deter a agressão contra o povo palestino”.
O grupo expressou sua “prontidão imediata para sentar-se à mesa de negociações” para discutir a libertação de todos os reféns israelenses em troca do que descreveu como um “compromisso claro de Israel para encerrar a guerra”, incluindo a retirada completa das forças israelenses da Faixa de Gaza e a formação de um comitê palestino independente para administrar o território.
O Hamas ressaltou que qualquer acordo deve incluir um “compromisso público e explícito” de Israel para garantir que o acordo não seja revertido ou ignorado posteriormente.
O grupo acrescentou que permanece em “contato contínuo com os mediadores” para desenvolver as ideias mais recentes em um acordo abrangente que, segundo ele, atenderia às demandas do povo palestino.