By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: MTE já autuou 90 empresas que não publicaram o Relatório de Transparência Salarial
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > MTE já autuou 90 empresas que não publicaram o Relatório de Transparência Salarial
outros

MTE já autuou 90 empresas que não publicaram o Relatório de Transparência Salarial

Última atualização: 8 de setembro de 2025 14:46
Published 8 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) já iniciou a fiscalização de empresas que não publicaram o Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios, obrigatório pela Lei da Igualdade Salarial (Lei 14.611/2023). Novas ações estão previstas para setembro.

Contents
Conheça o JOTA PRO Trabalhista, solução corporativa que antecipa as movimentações trabalhistas no Judiciário, Legislativo e ExecutivoDados da última publicaçãoInformações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTALei de Transparência Salarial

Até o momento, o órgão concluiu 217 fiscalizações, que resultaram em 90 autos de infração contra companhias que descumpriram a exigência de divulgação. A penalidade pode chegar a 3% da folha de salários do empregador, limitada a 100 salários mínimos. Como todos os processos ainda estão dentro do prazo de defesa, o valor das multas será definido apenas após o encerramento dessa etapa.

Conheça o JOTA PRO Trabalhista, solução corporativa que antecipa as movimentações trabalhistas no Judiciário, Legislativo e Executivo

De acordo com o MTE, cerca de 810 empresas devem ser alvo de uma nova rodada de inspeções nacionais a partir de setembro. As informações foram fornecidas com exclusividade ao JOTA PRO Trabalhista.

As empresas com 100 ou mais empregados tiveram até o domingo (31/8) para preencher as informações complementares que embasarão a 4ª edição do Relatório de Transparência Salarial. Mais de 54 mil empresas devem acessar o portal Emprega Brasil para enviar as informações. Com base nos dados fornecidos pelas empresas e nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) referentes ao período de julho de 2024 a junho de 2025, o MTE elaborará novos relatórios individuais para cada empresa e um relatório consolidado, que será divulgado à sociedade.

A partir de 20 de setembro, os empregadores poderão acessar seus relatórios no portal Emprega Brasil e divulgar os resultados em seus canais institucionais, como sites, redes sociais ou outros meios equivalentes, sempre em local de fácil acesso e ampla visibilidade para trabalhadores, empregados e o público em geral.

Dados da última publicação

Os dados de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios divulgados no 3º Relatório da Lei de Igualdade Salarial revelaram que, em média, as mulheres recebiam 20,9% a menos que os homens nos 53.014 estabelecimentos com 100 ou mais empregados no país.

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

“Ainda não podemos falar em redução das desigualdades, mas já observamos avanços, como o aumento da participação feminina no mercado de trabalho apontado no último relatório. É fundamental transformar a cultura que naturaliza a diferença salarial, frequentemente justificada pelo menor tempo de empresa das mulheres, consequência de um ciclo em que elas são historicamente as primeiras a serem demitidas em momentos de crise”, destaca Paula Montagner, subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho do MTE.

Lei de Transparência Salarial

Sancionada em 3 de julho de 2023, a Lei 14.611 estabelece a obrigatoriedade da igualdade salarial e de critérios remuneratórios entre mulheres e homens, alterando o artigo 461 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A norma determina que empresas com 100 ou mais empregados adotem medidas para assegurar essa igualdade, como a promoção da transparência salarial, a implementação de mecanismos de fiscalização e a oferta de canais seguros para denúncias de discriminação.

You Might Also Like

Deputados batem-boca durante CPMI do INSS

Artista conhecido como Porquinho da Paulista é atacado com garfo por apoiador de Bolsonaro

Whindersson abre o jogo sobre traição e revela motivo do divórcio com Luísa Sonza: “sem graça”

Brasil tem agenda exemplar de etanol, diz diretora da Copersucar 

Atrizes de “Mamma Mia!” se emocionam ao se reencontrarem; assista 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Dado Dolabella relembra vício em drogas pesadas: “Foi difícil sair”

25 de março de 2025
CAC reage a assalto e mata dois criminosos na zona oeste de SP 
Benja: Volta de Ednaldo Rodrigues à CBF é pouco provável 
Narrador baiano volta ao Grupo Globo após 6 anos; estreia será em partida da Série A
Câmara aprova votos de pesar pela morte do papa Francisco 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?