By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Embaixada dos EUA reforça que serão tomadas ‘medidas cabíveis’ contra Moraes
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Embaixada dos EUA reforça que serão tomadas ‘medidas cabíveis’ contra Moraes
outros

Embaixada dos EUA reforça que serão tomadas ‘medidas cabíveis’ contra Moraes

Última atualização: 9 de setembro de 2025 14:59
Published 9 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Após o início da leitura do voto do ministro Alexandre de Moraes no terceiro dia de julgamento da Ação Penal (AP) 2.668, que apura a tentativa de golpe de Estado em 2022, na 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil repostou mensagem publicada ontem pelo subsecretário da Diplomacia Pública dos Estados Unidos, Darren Beattie. A embaixada traduziu para português o texto que diz que “medidas cabíveis” continuarão a ser tomadas em relação ao ministro.

Contents
Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTABolsonaro é líder da tentativa de golpe, disse Moraes ao votarConheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasSanções ao BrasilO julgamento de BolsonaroAssine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

“Dia 7 de setembro marcou o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi um lembrete do nosso compromisso de apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores de liberdade e justiça”, escreveu a embaixada em post no X (antigo Twitter), na manhã desta terça-feira (9/9).

Informações direto ao ponto sobre o que realmente importa: assine gratuitamente a JOTA Principal, a nova newsletter do JOTA

“Para o ministro Alexandre de Moraes e os indivíduos cujos abusos de autoridade têm minado essas liberdades fundamentais – continuaremos a tomar as medidas cabíveis”, reforçou na publicação.

Dia 7 de setembro marcou o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi um lembrete do nosso compromisso de apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores de liberdade e justiça. Para o ministro Alexandre de Moraes e os indivíduos cujos abusos de autoridade têm minado essas… https://t.co/hViIVdfzfI

— Embaixada EUA Brasil (@EmbaixadaEUA) September 9, 2025

No último domingo (7/9), apoiadores e aliados do ex-presidente manifestaram-se na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), em prol da anistia a Bolsonaro.

Desde o fim de agosto, com a proximidade do início do julgamento de Bolsonaro e de seus aliados, o governo brasileiro e o STF têm esperado uma escalada na crise política. O governo do presidente Lula acionou Lei de Reciprocidade e acelerou respostas ao tarifaço. No STF, o ministro Alexandre de Moraes abriu o julgamento dizendo que a Corte não se submeterá a coações ou obstruções no exercício de sua missão constitucional.

Bolsonaro é líder da tentativa de golpe, disse Moraes ao votar

Durante a leitura de seu voto, Moraes, que é relator da ação penal, apontou o ex-presidente Jair Bolsonaro como líder da organização para a tentativa de golpe de Estado em 2022. O ministro apresentou um organograma em um slide projetado no auditório com as funções de cada réu na organização para a tentativa de golpe.

“Sobre a liderança de Jair Messias Bolsonaro, é de se verificar que, durante o período de julho de 2021 até 8 de janeiro de 2023, essa organização criminosa, com divisão de tarefas de forma permanente e hierarquizada — o que caracteriza o crime de organização criminosa — praticou vários atos executórios”, disse o ministro.

Segundo Moraes, foram praticados atos executórios destinados a atentar contra o Estado Democrático de Direito e para tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído. O ministro defendeu que a análise dos fatos deve se dar de forma conjunta, não por fatos isolados, conforme o apresentado pelo Procurador-Geral da República (PGR), Paulo Gonet. Para Moraes, a tentativa de golpe ocorreu de julho de 2021 até 8 de janeiro de 2023.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

Ainda na leitura de seu voto, Moraes disse que “o Brasil quase voltou a uma ditadura que durou 20 anos porque um partido político não sabe perder eleições, porque uma organização criminosa constituída por um grupo político, liderado por Jair Bolsonaro, não sabe que o princípio democrático republicano é a alternância de poder”.

E seguiu afirmando que “quem perde vira oposição e disputa as próximas eleições. Quem ganha assume e tenta se manter nas eleições, mas tenta se manter pelo voto popular, não tenta se manter utilizando órgãos do Estado, não tenta se manter coagindo, ameaçando gravemente, deslegitimando o Poder Judiciário de seu país e a Justiça Eleitoral”.

Sanções ao Brasil

O STF tem sido alvo de críticas do presidente norte-americano, Donald Trump, que acusa a Corte de promover uma “caça às bruxas” contra Jair Bolsonaro. Em julho, Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, alegando uma “resposta a políticas, práticas e ações recentes do Governo do Brasil que constituem uma ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos Estados Unidos”.

Em comunicado, Washington afirmou que há “perseguição política, intimidação, assédio, censura e processos judiciais movidos pelo Governo do Brasil contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e milhares de seus apoiadores”, e citou o ministro Alexandre de Moraes como responsável por “ameaçar, perseguir e intimidar milhares de opositores políticos”.

Em 30 de julho, o governo americano anunciou a aplicação da Lei Magnitsky contra Moraes. A norma, de 2016, permite sanções unilaterais dos EUA contra estrangeiros acusados de violações de direitos humanos ou corrupção. Com isso, Moraes teve bens e interesses bloqueados sob jurisdição americana, medida que pode afetar operações em bancos e serviços internacionais.

O julgamento de Bolsonaro

Além de Bolsonaro, são réus na ação outros sete aliados: Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça; Augusto Heleno, ex-ministro do GSI; Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência; Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa e Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Eles estão sendo julgados pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

You Might Also Like

Velório de Lô Borges será aberto ao público e enterro só para amigos 

Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado em praia famosa de Salvador

Cão farejador acha maconha, haxixe e LSD dentro de carro no Entorno

Com projeto aprovado, Vitória anuncia workshop para sócios e conselheiros do clube; saiba mais

Ibovespa bate 150 mil pontos pela 1ª vez 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Temer: recebimento de denúncia preocupa, mas haverá chance enorme de defesa 

28 de março de 2025
Mistério cerca morte de brasileira que caiu do 4º andar na Holanda
Com nova cantora, Conde do Forró leva tradição do gênero ao São João da Bahia 2025
Corinthians x Botafogo: horário e onde assistir ao jogo do NBB 
Após quadro de labirintite, Lula passa por nova avaliação médica nesta 3ª 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?