Segundo informações de Isabel Mega, no CNN Novo Dia, parlamentares querem acelerar tramitação do projeto após decisão sobre trama golpista, mas articulação encontra resistências e depende de diálogo entre os Poderes Política, -transcricao-de-videos-, Avenida Paulista, Câmara dos Deputados, Manifestações, politica CNN Brasil
A oposição na Câmara dos Deputados articula a votação do requerimento de urgência para o projeto de anistia após a conclusão do julgamento da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF). O resultado do julgamento servirá como termômetro para definir os próximos passos da tramitação na Casa. A informação é de Isabel Mega, no CNN Novo Dia.
A estratégia visa acelerar o processo legislativo, permitindo que a proposta seja votada diretamente no plenário, sem necessidade de passar pelas comissões. No entanto, a articulação tem encontrado resistências e depende de um delicado equilíbrio entre os Poderes.
Tensões e articulações
Líderes parlamentares avaliam que as recentes manifestações na Avenida Paulista podem ter prejudicado a tramitação da proposta. A menção direta ao presidente Hugo Motta (Republicanos-PB), durante o ato foi interpretada como pressão excessiva sobre a Câmara dos Deputados, que busca manter sua autonomia tanto em relação a grupos políticos quanto ao governo.
A avaliação de parlamentares indica que um possível avanço da proposta dependerá de intenso diálogo e gestos de aproximação entre os Poderes. As declarações de Alexandre de Moraes e Flávio Dino sobre o tema da anistia também são consideradas sinalizações importantes para o andamento das negociações.
As articulações, que na semana anterior ocorriam de forma mais explícita, agora seguem nos bastidores. Os parlamentares favoráveis à proposta buscam construir consensos e avaliar o momento mais adequado para avançar com a pauta, considerando o cenário político e institucional.

