Equipes se enfrentaram pela LaLiga no fim de agosto Futebol Espanhol, -agencia-reuters-, CNN Esportes, Futebol internacional, LALIGA, Racismo, Real Madrid CNN Brasil
A Polícia Nacional da Espanha prendeu um torcedor do Real Oviedo acusado de praticar gestos e sons de cunho racista direcionados a jogadores do Real Madrid durante a partida entre as duas equipes, realizada no fim de agosto.
“A Polícia Nacional prendeu um torcedor por imitar gestos e sons racistas durante o jogo entre Real Oviedo e Real Madrid”, informou a corporação em sua conta oficial no X nesta quarta-feira (10).
A denúncia foi feita pela LaLiga após a partida disputada em Oviedo. Segundo informações do jornal Marca, o episódio ocorreu aos 37 minutos do primeiro tempo, quando os jogadores do Real Madrid comemoravam o gol de abertura marcado por Kylian Mbappé, na vitória por 3 a 0.
O torcedor foi identificado por meio da análise de imagens e vídeos da transmissão da partida, após a LaLiga relatar que foram registrados gestos e sons semelhantes aos de macacos por parte da torcida do Oviedo — comportamento que foi captado pelas câmeras de televisão.
O caso se soma a outros episódios recentes de racismo no futebol espanhol. Na semana passada, um homem foi condenado a um ano de prisão por ofensas racistas contra Iñaki Williams, atacante do Athletic Bilbao, durante uma partida contra o Espanyol, em 2020.
Em junho deste ano, três torcedores do Valencia receberam penas de oito meses de prisão por crimes de ódio contra o atacante Vinicius Jr., do Real Madrid. Eles foram os primeiros condenados na Espanha por insultos racistas dentro de um estádio de futebol, após episódio ocorrido em maio de 2023.
Apesar das condenações, penas inferiores a dois anos por crimes não violentos geralmente não resultam em prisão efetiva para réus sem antecedentes criminais no país.
Mbappé supera Thierry Henry e alcança marca importante pela França