Seleção masculina vai em busca do quarto troféu do Mundial neste mês, título que não conquista desde 2010 Vôlei, CNN Esportes, Liga das Nações de Vôlei, Mundial de Vôlei, outros esportes CNN Brasil
A Seleção Brasileira masculina entra em quadra no Mundial de Vôlei em busca do quarto título da competição. São 32 seleções disputado o torneio, que acontece até o dia 28 de setembro nas Filipinas.
Além do Mundial de Vôlei, a equipe comandada por Bernardinho também competiu em outro importante torneio nesta temporada, a Liga das Nações.
Mas afinal, qual é a competição mais importante para o vôlei? Quais as diferenças entre os dois? Confira as principais características de cada um.
A prestigiada Liga Mundial
O Mundial de Vôlei perde apenas para as Olimpíadas entre os torneios mais prestigiados do esporte. Para disputá-lo, é preciso que as seleções se destaquem nas classificatórias de seus continentes. Caso isso não aconteça, elas podem se garantir no torneio caso tenham uma boa posição no ranking.
O Mundial acontece desde 1949 e já teve 20 edições na história. O torneio é realizado no sistema de fase de grupos e mata-mata, a cada quatro anos em um país-sede definido. A partir desta edição, a periodicidade passa a ser de dois anos. Ou seja, em 2027 teremos um novo Mundial.
No Mundial masculino, a Rússia é a maior campeã com seis conquistas. A Itália vem logo atrás com quatro troféus.
“Filho mais novo” do vôlei mundial
A Liga das Nações é um torneio novo no calendário do vôlei. Ela Foi criada pela Federação Internacional (FIVB) em 2017, substituindo a Liga Mundial (masculino) e o Grand Prix (feminino).
A competição reúne as 18 grandes seleções do ranking e possui um sistema de rebaixamento, onde o pior colocado é relegado para a Challenger Cup do ano seguinte.

Diferente do Mundial, a Liga das Nações acontece anualmente. No formato, a fase preliminar acontece em diversas cidades, enquanto a rodada final é disputada em uma cidade-sede pré-selecionada.
Nesta temporada, a Polônia se sagrou campeã da Liga das Nações, sediada em Ningbo, na China. A Itália amargou o vice enquanto os brasileiros terminaram na terceira posição.
Polônia, França e Rússia são os maiores campeões com dois títulos cada. O Brasil levantou o troféu em 2021.