By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Ineos Grenadier é um Defender clássico imparável e feito com tudo que há de melhor
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Ineos Grenadier é um Defender clássico imparável e feito com tudo que há de melhor
outros

Ineos Grenadier é um Defender clássico imparável e feito com tudo que há de melhor

Última atualização: 13 de setembro de 2025 11:19
Published 13 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

A Ineos pertence a um grande grupo homônimo (com 36 empresas, 194 centros de produção em 29 países e 26.000 funcionários) cuja principal atividade é a fabricação de produtos petroquímicos e petrolíferos. Para um público mais amplo, o nome provavelmente soará familiar porque está impresso nos carros e nos macacões dos pilotos da Mercedes–AMG, na Fórmula 1 (a Ineos é dona de um terço da equipe). O Grenadier é um jipe projetado à imagem e semelhança do antigo Defender.

Contents
Carro imparávelEm busca da perfeiçãoFicha técnica – Ineos Grenadier
  • Relacionadas
  • NotíciasDefender 2026 muda mais por dentro do que por fora e parte de R$ 799.49031 jul 2025 – 18h07
  • NotíciasDefender 110 Trophy remete a evento de aventura raiz, mas é híbrido19 jul 2025 – 11h07
  • NotíciasIneos Grenadier é releitura do Defender antigo que deixou Land Rover irada9 fev 2023 – 16h02

Por carecer de experiência e conhecimento no desenvolvimento de veículos, a Ineos recorreu a parceiros para criar seu veículo. Assim, a austríaca Magna Steyr entrou com a engenharia; o forte chassis de longarinas é construído pela espanhola Gestamp; a suspensão é fornecida pela italiana Carraro; os painéis da carroceria são da austríaca Voestalpine; os motores (de seis cilindros diesel e gasolina) são da alemã BMW; e, na transmissão, o câmbio vem da alemã ZF e a caixa de transferências da mexicana Tremec.

INEOS Grenadier
Com todo aparato off-road, jipe pode enfrentar qualquer obstáculoDivulgação/Quatro Rodas

A produção começou no final de 2022, na antiga planta da Smart, em Hambach, na França, comprada da Mercedes, dois anos antes. Mas somente agora o carro pode ser encontrado em diferentes partes do mundo, com a criação de uma rede de distribuidores em diversos países. No Brasil, pelo que se sabe, já existe pelo menos uma unidade do Grenadier rodando, trazida via importação independente.

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP
Telegram

O Grenadier está à venda nas versões SUV e picape, com diferentes configurações, que poderíamos chamar de passeio e comerciais, com chassi longo, com dimensões semelhantes às do Defender 110. O preço da versão SUV (chamada Station Wagon) de cinco lugares, na Inglaterra, parte de 71.385 libras (R$ 551.850).

INEOS Grenadier
No asfalto, não espere um desempenho arrebatadorDivulgação/Quatro Rodas

Nosso test-drive foi numa das etapas da exigente expedição das Terras Altas, da Escócia, até Londres, na Inglaterra. O Grenadier SW de cinco portas mede 4,9 metros de comprimento, tem largura de 1,93 m e altura de 2,03 m (um Defender clássico tem a mesma altura, mas é mais curto e, acima de tudo, mais estreito).

Continua após a publicidade

A porta traseira é bipartida, com abertura lateral, com um dos lados menor para permitir o acesso ao porta-malas em locais com pouco espaço atrás do carro, existindo também uma escada e o estepe fixado na parte maior.

INEOS Grenadier
Jipe tem 35,5° de ângulo de entrada e 36,1° de ângulo de saídaDivulgação/Quatro Rodas

O interior não é muito espaçoso (considerando as dimensões exteriores) e os materiais de acabamento são bastante básicos, embora a qualidade de construção e a sensação de montagem e acabamento inspirem confiança. A área central do painel é repleta de botões grandes e volumosos, agrupados de acordo com a função, o que torna mais fácil a sua localização e utilização quando o Grenadier está em movimento ou mesmo se o motorista estiver de luvas.

INEOS
Instrumentação se resume a uma pequena tela à frente do volanteDivulgação/Quatro Rodas

Alguns comandos estão montados no teto, como nos aviões, geralmente relacionados com a condução fora de estrada mais exigente (como luzes auxiliares, cabo de reboque e outros acessórios).

Continua após a publicidade

O piso pode ser revestido com tecido ou borracha, neste caso para que possa ser lavado com uma mangueira (há ralos para drenar a água). E o ambiente é bem iluminado, de dia, graças às extensas superfícies de vidro, havendo dois painéis sobre os assentos dianteiros que podem ser removidos. Os bancos Recaro são bastante largos e confortáveis, transmitindo uma qualidade percebida positiva.

INEOS Grenadier
Comandos de iluminação off-road e cabo de reboque ficam no tetoDivulgação/Quatro Rodas

A posição de dirigir é correta e o condutor obtém todas as informações de que necessita (menos a da velocidade, que não existe…) por meio da instrumentação estreita e da tela tátil maior, de 12,3”, na parte superior do console central, com conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto.

Carro imparável

O Ineos assenta numa sólida estrutura de longarinas e apresenta eixos rígidos, tração nas quatro rodas com caixa de transferência, redução e bloqueio de diferenciais e ampla articulação de eixos, característica confirmada pela geometria de suspensão com 35,5o de ataque, 36,1o de saída, 28,2o ventral, bem como uma altura do solo de 25,8 cm e uma capacidade de imersão de 80 cm.

Ineos
Botões grandes são localizados e manuseados facilmenteDivulgação/Quatro Rodas
Continua após a publicidade
Ineos
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Quatro Rodas

O chassi é feito de aço (até 3,5 mm de espessura), os eixos rígidos estão ancorados ao chassi por quatro braços longitudinais e usam molas helicoidais progressivas Eibach, barras estabilizadoras e uma barra Panhard.

A maior parte destes recursos foi colocada à prova durante nossa expedição de mais de 2.000 km, com direito a cruzar profundos cursos de água, descer ou subir caminhos com fortes inclinações, passar sobre pisos muito enlameados ou cheios de rochas. O sistema 4×4 permanente tem bloqueio do diferencial central de série (operado por uma alavanca no console central). 

INEOS Grenadier
Os bancos são confortáveis. Dado o porte do jipe, há pouco espaçoDivulgação/Quatro Rodas
INEOS Grenadier
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Ainda é possível dotar o Grenadier (de série nesta versão Trialmaster e opcional nas restantes) com bloqueio eletrônico de diferencial dianteiro e traseiro (gestão feita através de interruptores no painel do teto) os eixos rígidos foram escolhidos pela sua resistência, contando com cinco braços e molas helicoidais para maximizar a articulação das rodas (9o à frente, 12o atrás). Dito de forma resumida, o Grenadier mostra-se imparável mesmo sem os bloqueios de diferenciais ativados (mas, quando instalados, torna-se possível guiar tanto em “baixas” como em “altas” com o diferencial bloqueado ou não).

INEOS Grenadier
Ineos pode levar até 800 kg de carga, sendo 150 kg no bagageiro do tetoDivulgação/Quatro Rodas

A alavanca usada para bloquear o diferencial central tem quatro posições (altas, baixas com ou sem bloqueio) e exige força para ser movida, combinando com a sua aparência também muito raiz, mas contrastando com a do seletor da caixa de velocidades, que é o mesmo comando eletrônico usado pela BMW.

A redução deve ser engrenada com o Grenadier parado e a sua desmultiplicação é de 2,5 para 1 (o Defender tem 2,9:1 e um Wrangler 2,7:1). O diâmetro de giro do volante é grande (13,5 m), mas exatamente o mesmo espaço necessário para dar uma volta completa num antigo Defender de cinco portas.

INEOS Grenadier
No asfalto, não espere um desempenho arrebatadorDivulgação/Quatro Rodas

O motor BMW de 3.0 litros e seis cilindros em linha (com 56,1 kgfm de torque e 249 cv de potência) torna o trabalho do câmbio quase desnecessário na maioria das situações.

Continua após a publicidade

Em asfalto, não espere um empurrão forte contra o banco pisando fundo no acelerador, pois o Grenadier pesa mais de 2,8 toneladas (além de ter uma aerodinâmica tão apurada como a de um caminhão cara chata). Esta versão diesel, apenas desenvolvida para a Europa, pode rebocar até 3.500 kg, a que se podem acrescentar mais 800 kg de carga útil e os 150 kg que podem ser carregados no bagageiro de teto.

INEOS Grenadier
<span class=”hidden”>–</span>Divulgação/Quatro Rodas

O consumo médio anunciado de 10 km/l (na vida real é difícil ficar acima dos 7 km/l, principalmente em 4×4) é algo que assusta nos dias de hoje (e quando o posto de abastecimento mais próximo está a quilômetros de distância). O diretor de vendas e marketing da Ineos na Europa, Klaus Hartmann, afirma que não haverá nenhuma versão com baterias porque iriam ser precisos mais 800 quilos de acumuladores, o que faria o Grenadier chegar a um peso mais do que excessivo. Mas Klaus anuncia que os motores elétricos deverão ser oferecidos, no futuro, porque a Ineos está desenvolvendo uma versão a hidrogênio (fuel-cell) juntamente com a Hyundai.

Em busca da perfeição

Um comentário positivo é merecido pelo surpreendente refinamento do rolamento, bem como pelos baixos níveis de ruído interno. O Grenadier, com molas de regulação suave, digere facilmente os solavancos, a carroceria inclina-se menos do que seria de esperar e os pneus mantêm a aderência mesmo em superfícies muito irregulares.

Comparado com um Defender da velha escola, a integridade da engenharia mecânica parece décadas à frente (na verdade é…) e a carroceria mostrou sempre muita relutância em deixar escapar um queixume ocasional que seria aceito em situações de amplos cruzamentos de eixos com duas ou mais rodas no ar.

INEOS Grenadier
Bancos bipartidos, ganchos e assoalho plano facilitam o uso do porta-malasDivulgação/Quatro Rodas

A direção foi o aspecto dinâmico que menos convenceu, o que resulta de uma condicionante técnica: é que o eixo rígido dianteiro requer um sistema de direção com esferas recirculantes e não o conjunto pinhão e cremalheira que é comum nos automóveis leves e isso faz com que o volante se sinta sempre muito pesado e lento nas respostas, com uma nítida diferença entre os movimentos do volante e a reação das rodas. Mas o COO, Hans-Peter Pessler, admite que este é um aspeto que pode ser melhorado: “Estamos em contato com o nosso fornecedor nesta área porque sabemos que há margem de progresso”. Com as tecnologias que existem disponíveis na indústria, isso não será problema.

Veredicto – O Grenadier satisfaz o desejo dos que queriam um Defender apenas atualizado tecnologicamente.

Ficha técnica – Ineos Grenadier

Preço: 71.385 libras esterlinas (R$ 551.850)
Motor: diesel, diant., longitudinal, 2.998 cm³, 249 cv, entre 3.250 e 4.200 rpm, 56,1 kgfm entre 1.250 e 3.000 rpm
Câmbio: automático, 8 marchas, 4×4
Direção: hidráulica, esferas recirculantes
Suspensão: eixos rígidos, molas helic. progressivas, barras estabilizadoras, braços longitudinais e barra Panhard
Freios: disco ventilado (diant.) sólido (tras.)
Pneus: 265/70 R17
Dimensões: comprimento, 489,6 cm; largura, 193 cm; altura, 203,6 cm; entre-eixos, 292,2 cm; peso, 2.800 kg; porta-malas, n/d; tanque, 90 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 9,9 s; veloc. máx., 160 km/h

*Dados de fábrica

Publicidade

You Might Also Like

Brasil desafia Trump ao condenar Bolsonaro, diz jornal dos EUA

Após derrubar conta de atriz pornô, Meta sobre punição na Justiça; saiba qual

Dono de bar é preso por vender bebida alcoólica para adolescenteso RJ 

FGV conclui estudo e estádio do Flamengo pode sair do papel; entenda

Mãe e filho são mortos a tiros em Camaçari

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

5 pontos que toda família deve avaliar antes de escolher a escola 

19 de agosto de 2025
À CNN, Gleisi rebate Kassab e diz que ele está sendo “injusto” com Lula 
Paolla Oliveira usa vestido vazado e com correntes em ensaio da Grande Rio 
“Onde matou o cara”: cliente coloca ponto de referência inusitado em Feira de Santana; entenda
Mãe leva menina de 12 anos pra emergência com dores abdominais e descobre gravidez
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?