GP do Azerbaijão tem Verstappen e Bortoleto em 13º Automobilismo, CNN Esportes, Fernando Alonso, Fórmula 1, Franco Colapinto CNN Brasil
O terceiro treino livre para o Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1, disputado neste sábado (20) em Baku, ficou marcado por um episódio incomum.
Os carros dos pilotos Fernando Alonso, da Aston Martin, e Franco Colapinto, da Alpine, foram atingidos por uma fruta, aparentemente uma maçã, que caiu sobre seus carros durante a sessão no Azerbaijão.
“Parece que bati em uma fruta, ou algo assim. Parecia uma maçã, que caiu de uma árvore”, relatou Colapinto pelo rádio. Veja os momentos:
Balloon on track?!
#F1 #AzerbaijanGP pic.twitter.com/Qy2iZ6gXpS
— Formula 1 (@F1) September 20, 2025
Parece que bati em uma fruta.
Franco Colapinto, da Alpine
Estoy chillando, que el viejo le dio a una manzana en las FP3 pic.twitter.com/rp8ALhdSUW
— Javier (@javif1___) September 20, 2025
Apesar do impacto, as equipes confirmaram que não houve qualquer dano nos carros, e os pilotos seguiram normalmente para a classificação. Colapinto também comentou que não percebeu consequências no desempenho do veículo após o incidente.
As imagens da transmissão mostram que o Circuito Urbano de Baku, localizado na capital do Azerbaijão, é cercado por árvores, o que poderia explicar a origem da fruta na pista.
Nas redes sociais, a Alpine, equipe de Esteban Ocon e Pierre Gasly, ironizou o episódio ao publicar a frase “Coisas que você nunca ouviu pelo rádio antes”.
FC: “Looks like you hit some sort of fruit that fell from a tree.” 
Things you’ve never heard on team radio before 
— BWT Alpine Formula One Team (@AlpineF1Team) September 20, 2025
Verstappen é pole!
A classificação para o GP do Azerbaijão, neste sábado (20), foi marcada por chuva, bandeiras vermelhas e acidentes, mas terminou com Max Verstappen confirmando a pole position.
O tricampeão mundial da Red Bull registrou o melhor tempo no Q3, seguido por Carlos Sainz, da Ferrari, em segundo, e pelo neozelandês Liam Lawson, da RB, em um inesperado terceiro lugar.
O brasileiro Gabriel Bortoleto conseguiu avançar ao Q2 e fechou sua participação em 13º, mostrando consistência mesmo diante das dificuldades com a temperatura dos pneus.