Atacante recebeu cartão vermelho na última quinta-feira (18), mas está liberado da suspensão Flamengo, CNN Esportes, Conmebol, Copa Libertadores da América, Estudiantes, Futebol brasileiro CNN Brasil
A Conmebol confirmou que o cartão vermelho recebido por Gonzalo Plata, do Flamengo, em jogo contra o Estudiantes, foi anulado. A partida aconteceu na última quinta-feira (18), válida pela ida das quartas de final da Libertadores.
Dessa forma, o atacante equatoriano está liberado para atuar na partida de volta, que será disputada em La Plata. O duelo definirá quem se classifica para a semifinal da competição de clubes mais importante da América.
A anulação partiu de um pedido do Flamengo, que viu a expulsão como errada. A própria Conmebol admitiu a falha de Andrés Rojas, árbitro colombiano que foi extremamente criticado pela atuação no Maracanã.
O posicionamento da entidade máxima do futebol sul-americano vem como alívio para os rubro-negros. O Estudiantes ainda não havia recebido nenhum aviso da Conmebol e, por isso, ameaçava levar a partida à Justiça caso Plata estivesse em campo.
Com o comunicado oficial, a entidade respalda o Flamengo e coloca as cartas na mesa para a eliminatória. Como venceu a ida por 2 a 1, o clube brasileiro pode até empatar na Argentina que, mesmo assim, se classifica.
Veja o comunicado oficial da Conmebol
“Com relação à expulsão do jogador do Flamengo, Gonzalo Jordy Plata Jiménez, durante o jogo de ida das quartas de final da CONMEBOL Libertadores 2025, a Confederação Sul-Americana de Futebol informa que, após uma revisão exaustiva das imagens da partida, a Comissão de Árbitros concluiu que o segundo cartão amarelo foi resultado de um erro manifesto.
Cabe ressaltar que, de acordo com as Regras do Jogo, o segundo cartão amarelo que resulta em expulsão não é objeto de revisão pelo VAR, motivo pelo qual a sanção em questão não foi revisada durante a partida.
Com o objetivo de salvaguardar os princípios de justiça esportiva e equidade, a CONMEBOL decidiu anular as consequências jurídicas da mesma, pelo que o jogador Plata está habilitado a jogar a próxima partida.
Esta decisão reflete o compromisso da CONMEBOL com o Fair Play, a integridade do jogo e o respeito pela essência do futebol, garantindo que nenhum jogador seja prejudicado por uma sanção manifestamente incorreta.”
Flamengo deixa Mundial com mais de R$ 150 milhões em premiação; veja valores