Medida aconteceu após Nicolás Maduro tomar posse de seu novo mandato como presidente do país
Este conteúdo foi originalmente publicado em Senador pede ação do Itamaraty após Venezuela fechar fronteira com o Brasil no site CNN Brasil. Política, Brasil, Ministério das Relações Exteriores, senador, Venezuela CNN Brasil
O senador Dr. Hiran (PP-RS) oficiou o Ministério das Relações Exteriores nesta sexta-feira (10) cobrando providências diplomáticas do governo brasileiro para a reabertura da fronteira do Brasil com a Venezuela, fechada pelo governo venezuelano nesta tarde.
O fechamento ocorreu na mesma data em que Nicolás Maduro tomou posse como presidente reeleito do país. A passagem de veículos está bloqueada pelo lado venezuelano na divisa com a cidade de Pacaraima (RR). A informação foi confirmada à CNN por autoridades do governo brasileiro.
Apesar da recondução de Maduro ao cargo, o governo venezuelano não divulgou informações sobre a transparência do pleito, questionada pela comunidade internacional e pelo opositor Edmundo González.
No ofício enviado ao Itamaraty, o senador disse que o fechamento acarreta “sérias dificuldades aos cidadãos brasileiros”, “especialmente aos caminhoneiros, que se encontram impossibilitados de retornar ao território nacional, além de prejudicar o fluxo comercial e humanitário entre os dois países”, afirmou Dr. Hiran.
O senador ainda declarou que é “fundamental” que o governo brasileiro busque diálogo com autoridades venezuelanas, “de forma diplomática, porém firme”.
O congressista também citou que a situação envolve respeito à soberania brasileira e ao trânsito dos cidadãos, “que não pode ser comprometido por ações arbitrárias de um governo que vem reiteradamente desrespeitando princípios democráticos humanitários”.
A CNN entrou em contato com o Itamaraty e aguarda retorno.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Senador pede ação do Itamaraty após Venezuela fechar fronteira com o Brasil no site CNN Brasil.

