Tecnologia visa agilizar pedidos especialmente quando um mesmo consumidor compra mais de dois itens armazenados em áreas diferentes dos centros de distribuição Negócios, CNN Brasil Money, E-commerce, estilo-cnn-money, Mercado Livre, Robôs CNN Brasil
O Mercado Livre apresentou nesta quarta-feira (24), em evento na capital paulista, a nova geração de automação em seus processos: Robôs de Separação.
A tecnologia visa acelerar pedidos, especialmente quando um mesmo consumidor compra mais de dois itens armazenados em áreas diferentes dos centros de distribuição.
Com 125 robôs em operação, a nova tecnologia, segundo o Mercado Livre, permite separar até 105 mil itens por dia, reduzindo em até 25% o ciclo de processamento de pedidos multi-itens. Isso resulta em uma hora a menos do processo completo.
Ficou responsável por apresentar a novidade o diretor de Operações Logísticas da companhia, Luiz Vergueiro. “Chegam para dar uma velocidade maior para o nosso processamento de pedidos”, disse o executivo na ocasião.
Também foram apresentados no evento novos dados sobre o ecossistema da companhia. Segundo dados divulgados, as PMEs (pequenas e médias empresas) movimentaram em 2024 cerca de R$ 381 bilhões entre Mercado Livre e Mercado Pago. O valor é equivalente a 3,2% do PIB brasileiro.
Os dados foram apresentados no evento pelo VP Sênior e Líder do Mercado Livre no Brasil, Fernando Yunes. Os números foram obtidos em pesquisa elaborada com base em mais de 7.700 entrevistas com PMEs e empreendedores ativos no marketplace e no Mercado Pago.
Este relatório mostra que 5,8 milhões de negócios utilizaram o ecossistema. Para 59% das PMEs da plataforma, as vendas no Mercado Livre representam sua principal fonte de renda. Essas empresas geraram mais de 111 mil empregos no último ano.