Índices terminam semana em baixa após dúvidas quanto à política monetária do Fed Mercado, -agencia-reuters-, CNN Brasil Money, Dow Jones, Nasdaq, Wall Street CNN Brasil
As ações dos EUA fecharam em alta na sexta-feira (26), após dados de inflação dos EUA terem, em sua maioria, ficado em linha com expectativas, mas os índices registraram perdas na semana.
O S&P 500 e o Nasdaq interromperam três semanas consecutivas de ganhos semanais.
O índice de preços PCE subiu 0,3% em agosto, correspondendo às estimativas dos economistas consultados pela Reuters. Nos 12 meses até agosto, o PCE avançou 2,7%, depois de ter subido 2,6% em julho. Os sólidos gastos dos consumidores dos EUA em agosto ressaltaram a resiliência da economia norte-americana.
Participantes do mercado têm ponderado sinais de uma economia mais forte em relação às expectativas de mais cortes nas taxas de juros pelo Fed. Na semana passada, o banco central dos EUA cortou as taxas pela primeira vez desde dezembro e indicou que mais cortes estavam a caminho.
Os investidores estão questionando qual será o caminho do Fed a partir de agora e estão se posicionando para o final do trimestre, disse Bruce Zaro, diretor administrativo da Granite Wealth Management em Plymouth, Massachusetts.
“Para mim, isso é típico de fachada de fim de trimestre… Você terá alguma volatilidade durante esse período e nas semanas seguintes porque os lucros estão chegando”, disse ele.
A temporada de balanços financeiros do terceiro trimestre do S&P 500 começa em meados de outubro.
Além disso, as ações da fabricante de caminhões Paccar, que fabrica a maioria de seus caminhões para o mercado interno dos EUA, subiram 5,2% no dia seguinte ao presidente Donald Trump revelar novas tarifas de importação, inclusive para caminhões pesados.
Trump também impôs novas tarifas sobre produtos farmacêuticos de marca, armários de cozinha e pias de banheiro, além de móveis estofados. A farmacêutica Eli Lilly subiu 1,4%.
As ações da Electronic Arts subiram 14,9% após relatos de que a editora de videogames estava em negociações avançadas para fechar o capital.
O Dow Jones subiu 299,97 pontos, ou 0,65%, para 46.247,29, o S&P 500 ganhou 38,98 pontos, ou 0,59%, para 6.643,70 e o Nasdaq ganhou 99,37 pontos, ou 0,44%, para 22.484,07.
Na semana, o Dow caiu 0,2%, o S&P 500 caiu 0,3% e o Nasdaq caiu 0,7%.
Os investidores também analisaram os últimos comentários de autoridades do Fed. O presidente do Richmond Fed Bank, Thomas Barkin, em entrevista à Bloomberg Television, disse que tinha muito pouca confiança nas previsões de inflação, já que as tarifas continuam impactando a economia.
No entanto, a vice-presidente do Fed, Michelle Bowman, citou dados recentes do mercado de trabalho e disse que era hora de “agir de forma decisiva e proativa para lidar com a diminuição do dinamismo do mercado de trabalho e os sinais emergentes de fragilidade”.
Os investidores estão ansiosos para ver o relatório de emprego dos EUA de setembro, previsto para a próxima sexta-feira (3).
Também no horizonte, uma possível paralisação do governo pode interromper a divulgação de dados e adicionar incerteza aos mercados.
Nova receita? Trump anuncia mudança na fórmula da Coca-Cola nos EUA