Presidente falou ao lado do premiê israelense, Benjamin Netanyahu, na Casa Branca na segunda (29) Internacional, acordo de paz, Estados Unidos, Faixa de Gaza, Guerra Oriente Médio, Israel CNN Brasil
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (29) que acredita que o Irã pode aderir aos Acordos de Abraão, um acordo de paz assinado durante seu primeiro mandato, no qual Israel normalizou relações diplomáticas com quatro nações de maioria muçulmana.
“Quem sabe, talvez até o Irã possa entrar nisso”, disse Trump em uma coletiva de imprensa na Casa Branca ao lado do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.
“Acho que eles vão estar abertos a isso. Acredito realmente nisso. Mas eles poderiam ser um dos membros.”
O que são os Acordos de Abraão
Os Acordos de Abraão são um conjunto de acordos para normalizar as relações com Israel. Os Emirados Árabes Unidos e o Bahrein assinaram durante o primeiro mandato do presidente dos EUA, Donald Trump, em 2020, e foram os primeiros Estados árabes a reconhecer Israel em 25 anos. Marrocos e Sudão seguiram o exemplo.
Jared Kushner, genro de Trump, ajudou a intermediar os acordos.
As autoridades palestinas disseram que se sentiram traídas pelos seus irmãos árabes por terem alcançado acordos com Israel sem primeiro exigirem avanços na criação de um Estado palestino.
A maior vitória para Israel foi o acordo com os Emirados Árabes Unidos, um grande produtor global de petróleo e centro comercial com influência diplomática em todo o Oriente Médio.
Desde então, Israel e os Emirados Árabes Unidos desenvolveram estreitos laços econômicos e de segurança, incluindo a cooperação em defesa e um pacto de livre comércio. Mas a relação passa por um momento de tensão ultimamente.
Os Emirados Árabes Unidos alertaram Israel que a anexação na Cisjordânia ocupada seria uma violação que ameaça o acordo.

