Eline Van der Velden é fundadora do estúdio de talentos IA Xicoia e disse que pretende tornar seus personagens criados por inteligência artificial famosos Entretenimento, #CNNPop, Atores, Inteligência Artificial CNN Brasil
A fundadora do estúdio de talentos IA Xicoia, Eline Van der Velden, rebateu as críticas que vem recebendo desde que criou uma atriz feita com inteligência artificial, chamada de Tilly Nortwood.
“Para aqueles que expressaram indignação com a criação da minha personagem de IA, Tilly Norwood, ela não é uma substituta para um ser humano, mas uma obra criativa – uma obra de arte. Como muitas formas de arte antes dela, ela desperta debates, e isso por si só demonstra o poder da criatividade”, escreveu Velden em uma declaração em seu Instagram, publicada também no perfil de Tilly Norwood.
“Vejo a IA não como uma substituta para pessoas, mas como uma nova ferramenta, um novo pincel. Assim como a animação, o teatro de marionetes ou o CGI abriram novas possibilidades sem prejudicar a atuação ao vivo, a IA oferece outra maneira de imaginar e construir histórias. Eu mesma sou atriz, e nada – certamente nem um personagem de IA – pode tirar a arte ou a alegria da atuação humana“, acrescentou ela.
Velden passou a receber críticas de atores e atrizes reais após ter apresentado sua atriz de IA no Zurich Summit neste final de semana e dizer que alguns agentes já haviam demonstrado interesse em contratar Tilly Nortwood, segundo a Variety.
“Espero que todos os atores representados por agentes que fazem isso demitam eles. Que nojento, tenham noção”, escreveu a atriz Melissa Barrera em um stories do Instagram.
A atriz Kiersey Clemons também se manifestou na seção de comentários: “Exponha esses agentes. Eu quero nomes.”
O ator Ralph Ineson também compartilhou a notícia no X, antigo Twitter, e escreveu: “Vá se f***r”.
Em julho, durante uma entrevista ao portal Broadcast International, a fundadora da agência especializada em criar talentos fictícios com IA disse que tem altas expectativas para Tilly Norwood e outros futuros atores feitos por computador. “Quero que ela seja a próxima Scarlett Johansson ou Natalie Portman”, disse Eline Van der Velden na ocasião.

