By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Chanceler de Cuba declara apoio total à Venezuela diante de ameaças dos EUA 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Chanceler de Cuba declara apoio total à Venezuela diante de ameaças dos EUA 
outros

Chanceler de Cuba declara apoio total à Venezuela diante de ameaças dos EUA 

Última atualização: 30 de setembro de 2025 16:24
Published 30 de setembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Ministro se recusou a responder se Havana reagiria militarmente em caso de intervenção em território venezuelano  Internacional, Cuba, Donald Trump, Estados Unidos, Imigração, Nicolás Maduro, Venezuela CNN Brasil

Contents
EUA revogam visto do presidente da Colômbia e citam ações “incendiárias”Gustavo Petro diz que Trump “merece” prisão por ser “cúmplice de genocídio”Trump avalia atacar cartéis que tentarem entrar nos EUA por terraAbertura ao diálogo, mas “sem condições prévias”Acusação de “uso político” da imigração

O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, afirmou em entrevista à CNN que Havana apoia o governo venezuelano “total e completamente” diante da “ameaça direta” dos Estados Unidos à estabilidade regional.

No entanto, o chanceler se recusou a responder se Cuba reagiria militarmente em caso de intervenção em território venezuelano.

“Cuba apoia total e completamente o governo da República Bolivariana da Venezuela”, disse Rodríguez durante entrevista à CNN, à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York.

  • EUA revogam visto do presidente da Colômbia e citam ações "incendiárias"

    EUA revogam visto do presidente da Colômbia e citam ações “incendiárias”

  • Gustavo Petro diz que Trump "merece" prisão por ser "cúmplice de genocídio"

    Gustavo Petro diz que Trump “merece” prisão por ser “cúmplice de genocídio”

  • Trump avalia atacar cartéis que tentarem entrar nos EUA por terra

    Trump avalia atacar cartéis que tentarem entrar nos EUA por terra

As declarações do chanceler cubano ocorrem em meio a tensões sobre o envio de navios de guerra americanos ao Mar do Caribe, uma operação que, segundo Washington, visa combater o tráfico de drogas na região. Caracas, no entanto, afirma que isso representa uma ameaça à sua soberania.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou pelo menos três ataques mortais contra embarcações no Mar do Caribe, nos quais mais de uma dúzia de supostos traficantes de drogas morreram, embora a Casa Branca não tenha apresentado evidências concretas ou informações de inteligência que confirmem que os mortos eram criminosos.

Rodríguez disse que a mobilização é uma ameaça direta à soberania de vários países latino-americanos, incluindo a Venezuela.

“Este destacamento militar extraordinário constitui uma ameaça direta à paz, estabilidade e segurança regionais. Protestamos veementemente contra esta tentativa de reativar a política das canhoneiras (…) e restabelecer a Doutrina Monroe com o domínio das armas”, afirmou.

Questionado se Cuba responderia militarmente a um hipotético ataque dos EUA à Venezuela, o ministro das Relações Exteriores evitou uma resposta direta: “É um caso hipotético. Quando me informarem que houve uma intervenção militar dos EUA, eu lhes direi”, disse ele.

As tensões entre Cuba e os Estados Unidos estão em seu ponto mais crítico em anos. Sob o segundo mandato de Donald Trump, Washington restabeleceu uma política externa de linha dura em relação a Havana: a proibição ao turismo nos EUA foi reativada, o embargo econômico foi reforçado e as sanções foram endurecidas, com Marco Rubio à frente do Departamento de Estado.

Abertura ao diálogo, mas “sem condições prévias”

Rodríguez afirmou que Cuba busca manter “conversas sérias com Washington”, mesmo sob o atual governo, mas alertou que faria isso “sem condições prévias”.

“A disposição de Cuba de manter um relacionamento civilizado com o governo dos Estados Unidos, independentemente de sua natureza, baseado unicamente no direito internacional, em nossa total independência e soberania, no respeito mútuo e no benefício recíproco, é absoluta e está em vigor”, afirmou.

Nos últimos anos, no entanto, o endurecimento das relações bilaterais tornou-se a norma, especialmente após a inclusão de Cuba na lista de Estados patrocinadores do terrorismo e o endurecimento das sanções econômicas durante o governo Trump.

Rubio declarou publicamente que “não tem nada a discutir” com o governo cubano e acusou Havana de alimentar a crise migratória na região.

Acusação de “uso político” da imigração

Rodríguez também apontou para a política de imigração de Washington. O chanceler acusou o governo Trump de “usar a migração como ferramenta de pressão política” e de ter incentivado o êxodo em massa. Segundo Havana, os EUA teriam ignorado os migrantes cubanos depois disso.

“A relação migratória entre Cuba e os Estados Unidos sempre foi manipulada pelo governo americano para fins políticos, para desestabilizar e desacreditar nossa República e nosso governo”, disse ele.

O ministro das Relações Exteriores referiu-se ao endurecimento das políticas de imigração pelo governo Trump: Rodríguez  denunciou o fato de muitos migrantes cubanos estarem sendo supostamente perseguidos ou deportados sem o apoio de políticos cubano-americanos.

“É surpreendente que cubanos que chegaram aos Estados Unidos em liberdade condicional (…) estejam sendo perseguidos e expulsos sem que esses políticos levantem um dedo para protegê-los”, disse ele.

O chanceler cubano afirmou, ainda, que “Cuba não busca alterar o sistema político dos Estados Unidos” e que espera a mesma atitude respeitosa em relação ao seu modelo político e econômico.

A ilha, por sua vez, enfrenta sua própria crise econômica e energética, resultando em apagões prolongados, falta de água e escassez generalizada de produtos básicos.

 

You Might Also Like

Congresso deve analisar vetos à Lei do Licenciamento Ambiental nesta quinta 

O Tema 950 do STF e a imunidade parlamentar material

Correios apresentam plano de reestruturação em meio à crise 

Correios: Prejuízo de R$ 4,3 bi em um semestre é inaceitável, diz professor 

Correios: especialistas veem rombo descontrolado e deterioração do serviço 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Alargamento de competência do STF faz mal à Corte, diz presidente da OAB-SP 

2 de julho de 2025
Valladolid, de Ronaldo, pode se tornar o pior time de LaLiga no século 
Uefa muda regra de mandos de campo da Champions League; entenda 
Jerônimo Rodrigues nomeia dois novos desembargadores do TJ-BA
Fortaleza terá semana com chuvas isoladas e altos índices UV 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?