By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: CPMI do INSS aprova pedido de prisão preventiva do presidente da Conafer 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > CPMI do INSS aprova pedido de prisão preventiva do presidente da Conafer 
outros

CPMI do INSS aprova pedido de prisão preventiva do presidente da Conafer 

Última atualização: 2 de outubro de 2025 11:05
Published 2 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Carlos Roberto Ferreira Lopes foi preso e depois liberado após depor na comissão de inquérito nesta semana; colegiado também aprovou convocação de ex-integrantes do INSS  Política, -agencia-cnn-, CPMI do INSS, fraudes no INSS CNN Brasil

Contents
Leia MaisCPMI do INSS inicia sessão para votar requerimentos e ouvir ministro da CGULula foi alvo de tentativa de fraude no INSS, aponta investigação da PFCPMI do INSS: presidente da Conafer é preso em flagrante durante depoimentoConvocações de servidores afastadosRetirados

A CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aprovou, nesta quinta-feira (2), o pedido de prisão preventiva do presidente da Conafer (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), Carlos Roberto Ferreira Lopes. A solicitação será encaminhada ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Lopes foi preso em flagrante na madrugada de terça-feira (29), durante seu depoimento na CPMI. Ele recebeu voz de prisão do presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), por falso testemunho. No entanto, foi liberado após pagar fiança.

Leia Mais

  • CPMI do INSS inicia sessão para votar requerimentos e ouvir ministro da CGU

    CPMI do INSS inicia sessão para votar requerimentos e ouvir ministro da CGU

  • Lula foi alvo de tentativa de fraude no INSS, aponta investigação da PF

    Lula foi alvo de tentativa de fraude no INSS, aponta investigação da PF

  • CPMI do INSS: presidente da Conafer é preso em flagrante durante depoimento

    CPMI do INSS: presidente da Conafer é preso em flagrante durante depoimento

No início da sessão, Viana alertou que os depoentes que mentirem em seus depoimentos irão receber voz de prisão. Também alertou que determinará a condução coercitiva para aqueles convocados que não se dispuserem à ir para a CPMI.

“Nós vamos continuar trabalhando da mesma maneira, todos serão respeitados aqui, os direitos de todos mantidos, mas a pessoa que mentir aqui vai receber voz de prisão. Nós estamos bem firmes nesse assunto”, disse.

Além de Lopes, o empresário Rubens Oliveira Costa também recebeu voz de prisão no seu depoimento na CPMI, apontado como intermediário do “Careca do INSS”, em 23 de setembro.

Nesta terça, a comissão também tem prevista a oitiva do ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinicius de Carvalho. O órgão foi um dos responsáveis por revelar o esquema de descontos irregulares nos benefícios de aposentados e pensionistas. As fraudes foram divulgadas pela primeira vez em abril após operação da CGU e da PF (Polícia Federal).

Convocações de servidores afastados

A comissão também aprovou vários pedidos de convocações — de presença obrigatória — de servidores afastados do INSS, empresários e integrantes de associações.

Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, servidor afastado do INSS que atuou como procurador-geral do instituto, foi alvo de 13 pedidos. A quebra de sigilo telemático dele também foi aprovada pelos congressistas.

A esposa do ex-procurador do INSS, Thaisa Hoffmann Jonasson, também foi alvo de oito pedidos aprovados para sua convocação, além da quebra de sigilo telemático e telefônico.

Outros dois servidores do INSS também tiveram pedidos de convocação aprovados: Jucimar Fonseca da Silva, ex-coordenador-geral de Pagamentos e Benefícios; e Jobson de Paiva Silveira Sales, ex-diretor de Atendimento.

Também foram aprovados novos pedidos que miram o empresário Maurício Camisotti, preso desde o dia 12 de setembro. Ele já teve a convocação, a prisão preventiva e a quebra de sigilos aprovados pela CPMI. 

Um habeas corpus, concedido pelo STF, desobrigou o empresário de comparecer na comissão. O novo pedido pautado prevê que a CPMI possa realizar a oitiva nas dependências do Departamento de Polícia Federal.

Entre os requerimentos que receberam aval da CPMI, estão ainda quebras de sigilo de empresas e um novo pedido de transferência de sigilo do advogado Nelson Wilians. Na semana passada, a comissão já havia aprovado um pedido de prisão preventiva e a quebra dos sigilos bancário e fiscal do advogado.

Ele foi ouvido pela CPMI, mas se recusou a responder parte das perguntas dos parlamentares. Wilians foi alvo de operação da PF, que também solicitou sua prisão, mas esta não foi autorizada pelo STF.

Retirados

Por acordo, a CPMI decidiu retirar de pauta os pedidos de convocação de Thaisa Daiane Silva, secretária-geral da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares), e de Edjane Rodrigues Silva, Secretária de Políticas Sociais da Contag.

Também foi excluído da pauta o requerimento de retirada do sigilo do depoimento do delegado da Polícia Federal Bruno Oliveira Pereira Bergamaschi. Ele foi ouvido pela comissão em sessão secreta no dia 28 de agosto. Após a oitiva, no entanto, o relator da CPMI, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), criticou a necessidade de depoimento sigiloso.

 

You Might Also Like

Influencer afirma que Vini Jr. não assumiu Virginia por ela ser “vulgar”

Nadadoras italianas são suspensas após furto em Singapura; entenda 

Padre nega pedidos de oração para Odete Roitman: “Não atenderei” 

PM que matou jovem negro pelas costas é condenado a 2 anos no semiaberto 

Libertadores Feminina: veja os classificados e confrontos das quartas 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Fábio Mota abre o jogo sobre o caso de Felipe Machado: “Houve um mal entendido”

19 de dezembro de 2024
Kim Jong-un espera restaurar laços estreitos com a China, diz parlamentar 
Hornets x Mavericks: horário e onde assistir ao jogo da NBA 
Lula cresce nas pesquisas até entre bolsonaristas
HAJA PACIÊNCIA! Trânsito lento na BR-324 complica manhã de motoristas; veja vídeo
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?