Levantamento realizado pelo jornal Washington Post mostra que maioria da população mostra preocupação pela paralisação, mas defendem demanda dos democratas Internacional, Casa Branca, Donald Trump, William Waack CNN Brasil
Uma pesquisa do jornal Washington Post mostra que 47% dos americanos culpam o presidente dos EUA, Donald Trump, e os congressistas republicanos pelo Shutdown no governo. Ao todo, 30% dizem que os democratas são os culpados e 23% afirmam que não tem certeza. Foram 1.010 pessoas entrevistadas.
A máquina pública americana está paralisada desde quarta (1) devido a um impasse com a votação do orçamento para o ano fiscal de 2026 no Congresso. O partido Democrata pede o fim de cortes e o aumento no subsídio ao seguro de saúde dos americanos, especialmente aos mais pobres.
Sobre o tema, 71% defende a extensão dos subsídios, enquanto 29% se dizem contrários.
A maioria da população, porém, reconhece que o shutdown é algo preocupante. Outros 25% se dizem “muito preocupados” com o fechamento do governo; enquanto 41% afirmam estar ao menos “um pouco preocupado”. Já 22% mostram “pouca preocupação” e 12% dizem não estar “nem um pouco” aflito.
Os temores envolvem, especialmente, os impactos iniciais da paralisação. Trump e o seu vice, JD Vance, afirmaram que, caso a situação continue, parte dos funcionários dispensados podem ser demitidos permanentemente.
Até o momento, 750 mil pessoas tiveram ordens para não trabalhar, enquanto outros grupos — como os militares — trabalham sem remuneração.
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, também declarou que a paralisação pode ter impacto negativo no crescimento econômico do país e, encampando o discurso político, culpou o partido Democrata pela situação.
A Casa Branca também busca vincular os democratas à paralisação. No seu site oficial, foi incluído um relógio afirmando que “eles fecharam o governo”, contabilizando o tempo desde que a administração está com seu funcionamento prejudicado.
Os congressistas republicanos também adotaram esse discurso. Em entrevista coletiva no Capitólio, o líder da maioria na Câmara dos Representantes, Steve Scalise, afirmou que os democratas precisam “parar com as birras” e “votarem para reabrir o governo”.
Além disso, Trump cumpriu uma de suas promessas e congelou cerca de US$ 26 bilhões para estados democratas e garantiu que novos cortes em agências consideradas de oposição serão realizados, mas não revelou quais serão as autarquias atingidas.
A oposição diz que só vai pôr fim à paralisação caso a expansão no subsídio seja incluída. E indica que vai barrar uma nova tentativa de se votar um projeto orçamentário nesta sexta-feira (3).
Em entrevista à CNN Internacional, o senador do partido Democrata, Chris Coons, defendeu as intenções de seus aliados e reforçou que “os republicanos recusam a mudar de direção. As decisões e votos deles estão tornando os americanos mais pobres.”