Menos de duas semanas depois de ter sua fábrica de motores no Brasil destruída por um temporal, a Toyota já tem pronto um plano para a retomada gradual de sua produção de veículos no Brasil. E será tão rápido que parte dos funcionários não ficará de lay-off.
A partir de 3 de novembro, as fábricas de Indaiatuba (SP) e Sorocaba (SP) voltarão a operar, inicialmente focadas na produção das versões híbridas dos Corolla e Corolla Cross. Isso será possível graças a motores e peças importados de outras unidades da Toyota no exterior.
O plano de produção para novembro e dezembro visa recuperar o volume de carros híbridos que deixou de ser produzido entre 23 de setembro e 31 de outubro.

Com este novo cronograma, os colaboradores das fábricas de Sorocaba e Indaiatuba retornarão ao trabalho no dia 21 de outubro, após o período de férias emergenciais. A suspensão temporária de contrato de trabalho (lay-off) será aplicada apenas aos funcionários da planta de motores de Porto Feliz (SP).
De acordo com a Toyota, ainda não há prazo definido para sua fábrica de motores voltar a operar. “Atualmente, os trabalhos na unidade priorizam a análise da condição dos equipamentos e sua transferência temporária para outras localidades”, diz carta assinada pelo presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio.
Carros a combustão só em 2026
A retomada da produção da Toyota no Brasil será faseada. Em janeiro de 2026, será a vez de retomar a produção dos modelos com motores convencionais, só a combustão, o que inclui as demais versões de Corolla e Corolla Cross, além do Yaris Hatch, que é produzido exclusivamente para exportação.
A expectativa da empresa é aumentar o ritmo gradualmente até atingir o volume regular em fevereiro do próximo ano.

Mesmo com esse rearranjo forçado de toda a operação da Toyota no Brasil, a empresa garante que a nova data de lançamento do Yaris Cross, seu novo SUV compacto, será divulgada em breve.
“A inestimável ajuda da matriz, afiliadas Toyota no mundo e fornecedores, nos dá coragem e confiança para seguir firmes e fortes em nossa recuperação e no compromisso com a entrega de soluções de mobilidade sustentável para nossos clientes na América Latina e Caribe”, completou o presidente da Toyota do Brasil.

