By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Ministério da Saúde cria Sala de Situação Nacional para crise de intoxicação por metanol
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Ministério da Saúde cria Sala de Situação Nacional para crise de intoxicação por metanol
outros

Ministério da Saúde cria Sala de Situação Nacional para crise de intoxicação por metanol

Última atualização: 6 de outubro de 2025 14:13
Published 6 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (6/10) a criação da Sala de Situação Nacional no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A medida, publicada na Portaria GM/MS nº 8.237 do Diário Oficial da União (DOU), funcionará temporariamente “para monitoramento e resposta coordenada à ocorrência de casos de intoxicação por metanol no território nacional”. Até o momento, o Brasil soma 225 registros de intoxicação, sendo 16 confirmados e 209 em investigação.

Contents
Com notícias da Anvisa e da ANS, o JOTA PRO Saúde entrega previsibilidade e transparência para empresas do setorOutras medidasAssine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu emailPanorama dos casos de intoxicação por metanol

Com notícias da Anvisa e da ANS, o JOTA PRO Saúde entrega previsibilidade e transparência para empresas do setor

À Sala deve ser atribuída a responsabilidade de monitorar e analisar continuamente os casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol notificados ao Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), além de oferecer apoio técnico aos gestores estaduais, distrital e municipais do SUS.

A portaria ainda informa que a medida deve servir para consolidar informações epidemiológicas em relação aos casos registrados, para que as estruturas do SUS possam ser articuladas para prestar assistência e consolidar uma base de informações para futuras tomadas de decisões.

O trabalho da Sala será mantido de forma temporária e só permanecerá ativo enquanto persistir o risco sanitário e o aumento de casos por intoxicação. A coordenação da medida será atribuída a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, por intermédio do Departamento de Emergências em Saúde Pública.

Outras medidas

Além da implementação da Sala de Situação Nacional, o Ministério da Saúde divulgou um pacote de medidas para o controle das intoxicações por metanol. Em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a pasta adquiriu 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico, antídoto que trata esse tipo de intoxicação, e está no processo de compra de mais 12 mil, para garantir o estoque no SUS.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Além da compra de etanol farmacêutico, o ministério também fará a compra de 2,5 mil unidades de fomepizol, outro antídoto utilizado na suspeita de intoxicação. A aquisição é uma parceria com o Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) junto a um fabricante do Japão. O antídoto poderá chegar ao Brasil nesta semana e sua distribuição será feita aos estados de acordo com a demanda apresentada.

“Essa ampliação (de antídotos) assegura que nenhum paciente fique sem acesso ao tratamento adequado”, reforçou o ministro Alexandre Padilha durante coletiva de imprensa em Teresina, no Piauí.

Panorama dos casos de intoxicação por metanol

No último domingo (5/10), o Ministério da Saúde publicou uma nova atualização dos casos de intoxicação por metanol. Ao todo, o país conta com 225 registros de intoxicação, sendo 16 casos confirmados e 209 em investigação. Os dados foram informados pelos Estados e consolidados pelo Cievs.

O Estado de São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 192 registros, 14 confirmados e 178 ainda em investigação. Segundo a pasta, 13 unidades da Federação notificaram suspeita de casos: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Bahia e Espírito Santo tiveram os casos inicialmente registrados descartados.

Ao todo, somam-se 15 mortes, 2 confirmadas de intoxicação por metanol em São Paulo e outras 13 em investigação: 7 em São Paulo, 3 em Pernambuco, 1 no Mato Grosso do Sul, 1 na Paraíba e 1 no Ceará.

You Might Also Like

Os novos contornos da responsabilidade de intermediários após decisão do STF

IR: após audiências, Renan cobra números da Fazenda e avalia mudanças 

Maior recuperação de FGTS da história devolve R$ 1,4 bi a trabalhadores 

Lula completa 80 anos e se torna o 1º octogenário na Presidência 

Transporte precário impulsiona “rede social” da pirataria no Entorno

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Torcida do Porto recebe elenco com protesto após campanha pífia no Mundial 

25 de junho de 2025
Maduro ordena que milicianos se apresentem em quartéis 
Turmas do TST divergem sobre validade de norma coletiva que trata de minutos residuais
À CNN, Gleisi sugere que Janja ganhe cargo “honorífico” 
Atlético-MG leva vantagem contra o Cruzeiro em mata-matas nacionais 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?