By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: MP da Bahia abre investigação sobre contrato de aterro em Salvador 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > MP da Bahia abre investigação sobre contrato de aterro em Salvador 
outros

MP da Bahia abre investigação sobre contrato de aterro em Salvador 

Última atualização: 16 de outubro de 2025 12:51
Published 16 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Ministério Público apura contrato de R$ 2,6 bilhões e prorrogação de 20 anos, em concessão sem licitação; Prefeitura defende legalidade e estudos técnicos  Bahia, Aterros sanitários, Bahia (estado), Ministério Público, Salvador CNN Brasil

Contents
Leia MaisSalvador renova contrato com aterro sanitário suspeito de crime ambientalDiretor e empresa que opera aterro são indiciados por crimes ambientaisVídeo: Sucuri gigante é resgatada em área de banho de hotel em Rio QuenteO que diz a Prefeitura de SalvadorO que diz a Battre

O MPBA Ministério Público da Bahia (MPBA) abriu um inquérito civil para apurar uma suposta ilegalidade na prorrogação de um contrato entre a Prefeitura de Salvador e a empresa Battre (Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos Ltda).

A investigação é conduzida pela 5ª Promotoria de Justiça de Proteção da Moralidade Administrativa e do Patrimônio Público, que apura um aditivo no contrato, assinado em janeiro, que estendeu por mais 20 anos a prestação de serviço para operação do Aterro Metropolitano Centro (AMC).

Relembre caso: Salvador renova contrato com aterro sanitário suspeito de crime ambiental

O local, que recebe 3 mil toneladas de lixo diariamente, terá um custo de R$ 2,6 bilhões aos cofres municipais. O ponto central da investigação apura sobre os termos do acordo, feito sem licitação.

A Battre opera o aterro desde 1999. Segundo o MPBA, quando o contrato original expirou em 2019, a prefeitura assinou um termo aditivo por seis meses, sinalizando “absoluta falta de compromisso e de responsabilidade administrativa” por não organizar uma nova concorrência pública. Entre 2019 e 2025, foram assinados sete termos aditivos.

O MPBA solicitou informações à Prefeitura sobre os aspectos administrativos, contratuais e legais do aditivo.

Leia Mais

  • Salvador renova contrato com aterro sanitário suspeito de crime ambiental

    Salvador renova contrato com aterro sanitário suspeito de crime ambiental

  • Diretor e empresa que opera aterro são indiciados por crimes ambientais

    Diretor e empresa que opera aterro são indiciados por crimes ambientais

  • Vídeo: Sucuri gigante é resgatada em área de banho de hotel em Rio Quente

    Vídeo: Sucuri gigante é resgatada em área de banho de hotel em Rio Quente

O que diz a Prefeitura de Salvador

Em nota, a Prefeitura de Salvador informou que não foi notificada sobre a instauração do inquérito civil, mas defendeu que a renovação do contrato de concessão está “devidamente amparada pela legislação federal e municipal vigente”.

A gestão municipal alegou que a prorrogação foi baseada em estudos técnicos da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), que apontaram a vantagem da medida, analisando sua viabilidade jurídica e benefícios econômico-financeiros.

A Prefeitura ressaltou que o contrato prevê a manutenção e ampliação de tecnologias sustentáveis, como captação de biogás, drenagem de chorume, triagem e compostagem.

Nota – Prefeitura de Salvador

A Prefeitura de Salvador informa que a renovação do contrato de concessão com a Bahia Transferência e Tratamento de Resíduos Ltda (Battre) para a gestão do Aterro Metropolitano Centro (AMC) está devidamente amparada pela legislação federal e municipal vigente. A Prefeitura informa também que não foi notificada.

A prorrogação do contrato ocorreu após a apreciação de estudos técnicos, elaborados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que apontaram a vantagem da prorrogação contratual. A consultoria analisou, por exemplo, a modelagem técnico-operacional do contrato, assim como os benefícios econômico-financeiros dele e a sua viabilidade jurídica e institucional.

Do ponto de vista ambiental, o contrato prevê a manutenção e ampliação de novas tecnologias como captação de biogás, drenagem de chorume, triagem e compostagem, dentre outras, contribuindo para ampliar a sua sustentabilidade e trazendo as mais modernas técnicas em gestão de resíduos para o aterro. A Prefeitura informa, por fim, que não recebeu nenhuma notificação.

O que diz a Battre

De acordo com o MPBA, a Battre tem acusações de crimes ambientais. Em setembro deste ano, um inquérito policial da 12ª Delegacia Territorial de Itapuã, indiciou a empresa e um dos diretores por desmatar floresta. A empresa alega que a área onde a degradação ambiental foi constatada não pertence à empresa, embora reconheça que é vizinha ao aterro.

Em nota, a gestora do Aterro Metropolitano Centro, informa que a renovação do contrato de concessão foi realizada conforme a legislação, com respaldo de estudos técnicos.

Nota – Battre

A Battre, responsável pela gestão do Aterro Metropolitano Centro (AMC), informa que a renovação do contrato de concessão, conduzida pela Prefeitura de Salvador, foi realizada em estrita conformidade com a legislação vigente, seguindo rigorosamente todos os trâmites legais.

A prorrogação foi respaldada por estudos técnicos, jurídicos e econômicos realizados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e acompanhados pelos órgãos públicos competentes. Os estudos demonstraram que a prorrogação do contrato, com a inclusão de metas de desempenho e novos investimentos, representava a solução mais segura, eficiente e benéfica para o município e para a população, tanto sob o ponto de vista econômico quanto ambiental.

A Battre atua de forma responsável e colaborativa com as autoridades e instituições acadêmicas e reafirma seu compromisso com a ética, a transparência e o compromisso socioambiental.

 

You Might Also Like

1ª Turma do STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por atuação nos EUA

IPVA 2026 SP: calendário oficial é divulgado; veja datas e desconto

DF Legal acaba com loteamento irregular em área de proteção ambiental

Polícia Federal recebe scanner corporal para combater tráfico no Aeroporto de Salvador

Escolas do DF ganham protocolo de combate ao racismo

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Após morte, músicas de Ozzy Osbourne aumentam 1103% no streaming 

29 de julho de 2025
Entenda quem receberá primeiro a restituição do Imposto de Renda 2025 
Quem matou Odete Roitman? Saiba como era o esporte na 1ª versão da novela 
Atividade industrial da China esfria em maio com tarifas, diz PMI do Caixin 
Donald Trump diz que pode dar perdão a rapper acusado de abuso
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?