By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Famílias das vítimas de incêndio no Ninho repudiam absolvição dos réus 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Famílias das vítimas de incêndio no Ninho repudiam absolvição dos réus 
outros

Famílias das vítimas de incêndio no Ninho repudiam absolvição dos réus 

Última atualização: 22 de outubro de 2025 10:38
Published 22 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Associação se manifestou por nota e disse que “seguirá em busca de justiça”  Flamengo, CNN Esportes, Futebol brasileiro, ninho do urubu CNN Brasil

Contents
Leia maisNinho do Urubu: Ex-presidente do Flamengo se pronuncia sobre absolviçõesFlamengo: quem são os absolvidos por incêndio no Ninho do Urubu?Após absolvições, veja como estão sobreviventes da tragédia no NinhoQuem são os sete absolvidos?Relembre as vítimas da tragédiaVeja na íntegra a nota da Associação dos Familiares de Vítimas do Incêndio do Ninho do Urubu

As famílias dos dez jogadores da base do Flamengo que morreram no incêndio do Ninho do Urubu, em 2019, repudiaram a decisão da 36ª Vara Criminal do TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) pela absolvição dos sete réus envolvidos no caso.

Por meio de nota, a Associação dos Familiares de Vítimas do Incêndio do Ninho do Urubu (Afavinu) se posicionou e disse que seguirá “em busca de justiça”.

Leia mais

  • Ninho do Urubu: Ex-presidente do Flamengo se pronuncia sobre absolvições

    Ninho do Urubu: Ex-presidente do Flamengo se pronuncia sobre absolvições

  • Flamengo: quem são os absolvidos por incêndio no Ninho do Urubu?

    Flamengo: quem são os absolvidos por incêndio no Ninho do Urubu?

  • Após absolvições, veja como estão sobreviventes da tragédia no Ninho

    Após absolvições, veja como estão sobreviventes da tragédia no Ninho

“Entendemos que o papel da Justiça não se limita à aplicação da lei em casos individuais, mas exerce uma função pedagógica essencial na prevenção de novos episódios semelhantes, no envio de mensagem clara à sociedade de que negligências de segurança, falhas na estrutura técnica e irresponsabilidades não serão toleradas — e não cumprir essa função configura, para nós, grave afronta à memória das vítimas e ao sentimento de toda a sociedade”, diz o comunicado da Afavinu.

“A vida dos nossos filhos tem um valor irreparável e em memória aos 10 garotos inocentes lutaremos, até o fim, por uma Justiça efetiva e capaz de inibir novos delitos com sentenças que protegem as vítimas e não os algozes.”


  • 1 de 11

    Incêndio no Ninho do Urubu vitimou 10 jogadores do Flamengo em fevereiro de 2019 • Instagram/Reprodução com montagem da CNN


  • 2 de 11

    Christian Esmério, 15 anos


  • 3 de 11

    Bernardo Pisetta, 14 anos


  • 4 de 11

    Vitor Isaías, 15 anos


  • 5 de 11

    Rykelmo de Souza Vianna, 16 anos


  • 6 de 11

    Samuel Thomas Rosa, 15 anos


  • 7 de 11

    Gedson Santos, 14 anos • Divulgação/Instagram


  • 8 de 11

    Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas, 14 anos • Divulgação/Instagram


  • 9 de 11

    Athila Paixão, 14 anos • Divulgação/Instagram


  • 10 de 11

    Jorge Eduardo Santos, 15 anos • Divulgação/Instagram


  • 11 de 11

    Pablo Henrique da Silva Matos, 14 anos



À CNN Brasil, o Ministério Público do Rio de Janeiro afirmou que vai recorrrer da decisão judicial — assinada pelo juiz Tiago Fernandes de Barros — junto à 36ª Vara Criminal, responsável pelo processo.

Inicialmente, o caso tinha 11 denunciados. Marcus Vinicius, monitor, foi absolvido. O engenheiro Luiz Felipe e o ex-diretor da base Carlos Noval tiveram denúncias rejeitadas.

Ex-presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello foi retirado da lista de reús em fevereiro deste ano. O Ministério Público alegou que o cartola, que tem 71 anos, não poderia mais ser punido e, portanto, o caso relativo ao ex-dirigente prescreveu.

Quem são os sete absolvidos?

  • Márcio Garotti, ex-diretor financeiro do Flamengo;
  • Marcelo Maia de Sá, ex-diretor adjunto de patrimônio;
  • Danilo Duarte, Fabio Hilário da Silva e Weslley Gimenes, engenheiros responsáveis por aspectos técnicos;
  • Claudia Pereira Rodrigues, responsável por contratos da NHJ;
  • Edson Colman, sócio da empresa que cuidava da manutenção de aparelhos de ar‐condicionado;

Relembre as vítimas da tragédia

As vítimas do incêndio no Ninho do Urubu, no alojamento das divisões de base do Flamengo, em 8 de fevereiro de 2019, foram: Athila Paixão (14 anos), Arthur Vinícius (14), Bernardo Pisetta (14), Christian Esmério (15), Gedson Santos (14), Jorge Eduardo Santos (15), Pablo Henrique (14), Rykelmo de Souza (16), Samuel Thomas Rosa (15) e Vitor Isaías (15).

Outros 16 jovens estavam no local na data do ocorrido e escaparam com vida. Jhonata Ventura, Dyogo Alves e Cauan Emanuel sofreram lesões, mas recuperaram-se e seguem ligados ao futebol.

Jhonata se aposentou em setembro de 2023 por conta das sequelas do acidente e ocupa um cargo no departamento de scout do Rubro-Negro. Dyogo Alves é goleiro e está integrado ao elenco profissional, enquanto Cauan Emanuel defende o Maranguape, clube da Segunda Divisão do Campeonato Cearense.

Flamengo deixa Mundial com mais de R$ 150 milhões em premiação; veja valores

Veja na íntegra a nota da Associação dos Familiares de Vítimas do Incêndio do Ninho do Urubu

A Associação dos Familiares de Vítimas do Incêndio do Ninho do Urubu (Afavinu), que congrega mães, pais, irmãos e demais familiares das dez vítimas fatais da tragédia ocorrida em 8 de fevereiro de 2019 no alojamento da base do Flamengo, manifesta seu profundo e irrevogável protesto diante da decisão proferida pela 36ª Vara Criminal da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, que absolveu em primeira instância todos os sete acusados no processo criminal resultante dessa tragédia.

Entendemos que o papel da Justiça não se limita à aplicação da lei em casos individuais, mas exerce uma função pedagógica essencial na prevenção de novos episódios semelhantes, no envio de mensagem clara à sociedade de que negligências de segurança, falhas na estrutura técnica e irresponsabilidades não serão toleradas — e não cumprir essa função configura, para nós, grave afronta à memória das vítimas e ao sentimento de toda a sociedade.

Relembremos que os jovens falecidos — adolescentes em formação, atletas da base — dormiam em contêineres improvisados, sem alvará adequado, com indícios de falha elétrica, grades de janelas que dificultavam a saída, entre outras condições de insegurança.

A absolvição dos acusados, sob o argumento de que não se conseguiu individualizar condutas técnicas ou provar nexo causal penalmente relevante, renova em nós o sentimento de impunidade e fragiliza o mecanismo de proteção à vida e à segurança dos menores em entidades esportivas, formativas ou assistenciais no país.

A AFAVINU seguirá em busca de Justiça e na esperança de que a decisão seja revista e assim reitera seu pedido de que o processo seja acompanhado com rigor pelos órgãos de recurso para que a sociedade receba a mensagem de que tais condutas não ficarão impunes.

Para que a morte destes adolescentes não seja em vão, seguiremos exigindo dos órgãos de fiscalização (municipal e estadual) e do poder público em geral — inclusive esporte, juventude e fiscalização de edificações — a implementação de medidas concretas para tornar obrigatórias auditorias frequentes e manutenção preventiva em alojamentos de atletas, jovens/menores em todos os clubes do País, de modo que tragédias irreparáveis, como a do Ninho do Urubu, não se repitam.

Reafirmamos que a memória dos jovens não será silenciada: os nomes deles, suas vidas interrompidas em circunstâncias evitáveis, exigem que continuemos vigilantes.
A decisão judicial, ao não reconhecer a responsabilização penal, representa uma falha grave do sistema de justiça em seu papel pedagógico — e como tal, reforça em nós o dever de mobilização civil para fortalecer os mecanismos de fiscalização, transparência e responsabilidade em espaços de formação de jovens.

Conclamamos a imprensa, entidades de defesa dos direitos humanos, movimentos esportivos e toda a sociedade a não permitir que essa decisão se transforme em precedente de que a segurança de crianças e adolescentes pode ser tratada com negligência criminosa. A vida dos nossos filhos tem um valor irreparável e em memória aos 10 garotos inocentes lutaremos, até o fim, por uma Justiça efetiva e capaz de inibir novos delitos com sentenças que protegem as vítimas e não os algozes.

Aos torcedores do Flamengo e a todos que amam o futebol e as crianças, a AFAVINU faz um apelo: que a paixão pelos clubes se traduza também em compromisso com a vida. Que o amor pelo esporte, que move milhões de corações, seja também amor pela segurança, pela ética e pela memória daqueles dez meninos que sonhavam em vestir, com orgulho, a camisa rubro-negra ou de outros mantos sagrados. O verdadeiro espírito esportivo exige empatia, responsabilidade e humanidade. Honrar esses valores é proteger as futuras gerações de atletas e garantir que o futebol continue sendo motivo de alegria — nunca de luto.

21 de outubro de 2025
Diretoria da Afavinu
(Associação dos Familiares de Vítimas do Incêndio do Ninho do Urubu)

 

You Might Also Like

Os elementos estruturantes do filtro da relevância da questão de direito federal

Reforma tributária e a nova definição de receita bruta no Simples Nacional

STF e a Portaria 194/2025 da AGU: novos paradigmas para processos estruturais

Novas regras do Imposto de Renda: entenda as mudanças

BNews Summer: Nutricionista explica quais dietas são mais indicadas para o verão e alerta sobre riscos de métodos restritivos

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Lucro líquido ajustado da Embraer cai 76,4% no 3° tri, a R$ 289,4 milhões 

4 de novembro de 2025
Após alta, Viih Tube e Eliezer celebram 1º mês de Ravi: “Mais especial de todos” 
Professor de música é condenado por abuso sexual de alunas em MG 
Maíra Cardi se revolta ao visitar obra e ver piso de R$ 2 milhões quebrado 
Desafios online: médicos alertam pais sobre riscos e principais cuidados 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?