By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Durigan diz que meta será mantida e estabilidade fiscal é ‘o importante do presente’
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Durigan diz que meta será mantida e estabilidade fiscal é ‘o importante do presente’
outros

Durigan diz que meta será mantida e estabilidade fiscal é ‘o importante do presente’

Última atualização: 22 de outubro de 2025 15:13
Published 22 de outubro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse nesta quarta-feira (22/10) que a meta fiscal de déficit zero será mantida neste ano. Ele também reforçou a projeção de superávit primário do governo para 2026 e declarou que a estabilização das expectativas fiscais é “o papel importante do presente” após períodos de “instabilidade”.

Contents
Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresasReindustrializaçãoTCU proativo e sustentável

“A gente gostaria de fazer mais, mas não é a minha vontade, é a vontade do ministro (Fernando) Haddad, que prevalece na democracia. E o ano que vem a gente projeta o primeiro superávit do país em muito mais de uma década”, disse.

Conheça o JOTA PRO Poder, plataforma de monitoramento que oferece transparência e previsibilidade para empresas

“Do ponto de vista político, do ponto de vista econômico, mas também do ponto de vista nosso do dia a dia, as famílias brasileiras têm problemas, os grupos de amizade têm tensões evidentes. Acho que o papel importante do presente é estabilizar as nossas expectativas fiscais. Portanto, a gente cumpriu a meta de zerar o déficit do ano passado. E a meta vai ser mantida esse ano”, afirmou o secretário da Fazenda.

A declaração foi dada durante o painel sobre sustentabilidade e industrialização no XXVIII Congresso Internacional de Direito Constitucional, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília. A mesa também teve a presença do ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), e do secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Uallace Moreira. O JOTA fará a cobertura do evento, que vai até quinta-feira (23/10), e reunirá autoridades dos Três Poderes.

O secretário disse que a economia “forte” e “soberana” é um dos pedidos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Ministério da Fazenda. Nesse cenário, Durigan destacou a abertura de mais de 400 novos mercados internacionais pelo país desde o terceiro mandato do presidente e a maior independência do Brasil com relação a potências econômicas, como os Estados Unidos.

“Hoje, a gente é muito menos dependente de um só país ou de um só bloco. O exemplo dos Estados Unidos é marcante. Em 2002, o Brasil dependia de mais de 20% das suas importações para os Estados Unidos. Hoje, nós estamos chegando em 10% da dependência, o que mostra que nós estamos bem diversificados e temos várias alternativas ao nosso mercado”, declarou.

Durigan disse ainda que o Ministério da Fazenda tem buscado caminhos concretos de combinar a sustentabilidade ambiental e o dinamismo econômico por meio da inovação. Uma das medidas é o Fundo de Florestas Tropicais (TFFF), que será apresentado na COP30, em Belém. O mecanismo é um fundo inédito de financiamento verde: em vez de doações, os países desenvolvidos farão investimentos remunerados, com retorno financeiro, para apoiar nações com grandes áreas florestais, como Brasil, Peru, Colômbia, Congo e Indonésia.

Outra medida é o EcoInvest, programa voltado a atrair investimento produtivo estrangeiro, que prevê um seguro de câmbio para reduzir riscos e dividir responsabilidades entre o Tesouro e bancos privados.

Reindustrialização

Moreira, do MDIC, afirmou que a reindustrialização do Brasil tem impactos não só no fortalecimento da estrutura produtiva nacional, mas também na política fiscal.

“Se nós fortalecemos a estrutura produtiva do Brasil, reduzindo o coeficiente de importação e de dependência, eu dou uma folga para a política monetária para que não tenha uma gestão a partir de um processo de equilíbrio do diferencial de juros interno e externo”, afirmou.

Moreira disse que a reindustrialização foi uma promessa de campanha de Lula e destacou como parte concreta da entrega a criação do regime especial de data centers, o ReData — via medida provisória enviada ao Congresso no último mês.

Segundo o secretário, com o ReData, o governo busca aproveitar as oportunidades abertas pela transição energética, pela revolução tecnológica e pelo novo cenário geopolítico. O programa inclui incentivos fiscais e exigências ambientais e tecnológicas, como eficiência hídrica, consumo de energia renovável e aporte em pesquisa e desenvolvimento.

TCU proativo e sustentável

O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU), disse que o papel do órgão deve ser apenas de fiscalizar, mas também impulsionar políticas públicas sustentáveis, oferecendo segurança jurídica e estímulo ao investimento privado, sem abrir mão da responsabilidade fiscal e ambiental.

“O TCU, hoje, ao olhar para os compromissos de sustentabilidade, nós buscamos induzir o poder executivo, que tem competência constitucional para formular) e executar políticas públicas, a fazer isso num bom caminho a fazer isso com métricas, com método, com avaliação de resultado e, no final do dia, voltar ao começo, recalibrar a política e fazer de uma maneira aprimorada”, afirmou.

You Might Also Like

Jerônimo Rodrigues convoca presidentes de partidos para reunião após confusão na chapa majoritária

Temporal derruba árvores em várias regiões do DF

Em Salvador, José Dirceu abre o jogo sobre retorno à política: “Posso contribuir”

Pré-Carnaval: veja como ficam as linhas de ônibus e metrô no fim de semana 

Eleições 2026: MDB mapeia 16 estados contra Lula e 11 a favor 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

Craque da Seleção Brasileira chora após perder pênalti no último minuto de clássico; veja vídeo

7 de fevereiro de 2025
Ciclo lunar: veja calendário das fases da Lua para maio de 2025 
MG: Colisão entre caminhão e carros deixa uma pessoa morta e quatro feridas 
Iron Maiden: avião da turnê vira item de colecionador após ser desmontado 
Congresso pede suspensão de decreto do IOF e reafirma legalidade de atuação 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?