Fenômeno foi visto durante a semana de atividade máxima da chuva de meteoros Orionidas Tecnologia, Astronomia, Chuva de Meteoros, Meteoro CNN Brasil
Um meteoro “bola de fogo” foi registrado no céu do Rio Grande do Sul na madrugada desta quinta-feira (23), enquanto a chuva de meteoros Orionidas segue em seu período de atividade máxima nesta semana.
O vídeo do corpo celeste brilhando no céu noturno foi capturado pela câmera do Observatório Heller & Jung, localizada na cidade de Taquara (RS). Segundo dados da instituição, o meteoro ingressou na atmosfera a uma altitude de 100 km e se extinguiu a uma altitude de 52 km, com uma duração de 0,57 segundos.
Assista ao vídeo do meteoro “bola de fogo” no céu do RS
A chuva de meteoros Orionidas ocorre anualmente em outubro e é causada pelos fragmentos do famoso cometa Halley, que queimam ao entrar na atmosfera da Terra. Mesmo após a atividade máxima registrada na madrugada de terça (21), a chuva deve continuar visível com uma taxa semelhante de 10 a 20 meteoros por hora, por alguns dias.
Quando as partículas deixadas pelo cometa entram na atmosfera da Terra, elas queimam e criam os meteoros, ou “estrelas cadentes”, que vemos riscando o céu.
As partículas maiores podem produzir o que são conhecidas como “bolas de fogo”, meteoros excepcionalmente brilhantes, que atingem magnitude visual de −3 ou menos (quanto menor a magnitude de um corpo celeste, mais intenso é seu brilho), brilhando mais que o planeta Vênus. Objetos que causam eventos de bola de fogo podem ter mais de um metro de tamanho.
Astrônomos detectam explosões de raios mais poderosas do Universo

