Levantamento da Bain mostra que consumidores buscam apoio tecnológico no pré e pós vendas Finanças, CNN Brasil Money, Compras online, E-commerce, Inteligência Artificial CNN Brasil
O uso de inteligência artificial para compras online já faz parte do cotidiano da maioria dos brasileiros, segundo pesquisa da Bain & Company. O levantamento indica que 58% dos consumidores valorizam o apoio da ferramenta para comparar preços, produtos, vendedores e site.
Outro uso frequente da tecnologia, citado por mais da metade dos entrevistados (52%), é a pesquisa de produtos por fotos e imagens antes da compra.
As pessoas também disseram consultar a inteligência artificial para escolher itens que se adequem mais ao seu perfil, principalmente aqueles que envolvem investimentos maiores, como computadores e eletrodomésticos.
“A pesquisa revelou que os consumidores enxergam valor no uso de IA em todas as etapas da jornada de compra, desde a busca de produtos até a decisão de compra e o pós-venda”, afirma Gabriele Zuccarelli, sócio e líder da prática de varejo na Bain América do Sul.
Segundo o levantamento, os clientes também recorrem à IA para buscar instruções de uso e recomendações adicionais após a aquisição, não se limitando ao ato da compra.
Os entrevistados também se mostraram dispostos a migrar parte das compras para assistentes virtuais. As categorias de itens mais citadas a serem adquiridas através de IAs são as de eletrodomésticos e eletrônicos (66%), casa e decoração (63%) e beleza e cuidados pessoais (63%).
Sobre as opções de canais para interagir com as IAs na hora de comprar, 49% disseram que preferem utilizar ferramentas que já fazem uso cotidiano, principalmente pela integração e conhecimento de preferências.
44% disseram que fazem uso das tecnologias integradas ao navegador pela capacidade de consolidar informações de diversos sites e pela disponibilidade durante toda a trajetória de compra. Interações com assistentes dentro dos próprios sites dos aplicativos e marcas (40%) ou marketplaces (39%) também foram citadas de forma positiva.
8 em cada 10 pessoas consideram usar IA para decisões financeiras

