Evento que promete parar a região central do Rio terá cerca de mil agentes da Polícia Militar; trânsito, transporte e limpeza também terão esquema especial Rio de Janeiro, João Gomes, Música, Rio de Janeiro (capital), Rio de Janeiro (estado) CNN Brasil
A gravação do DVD do fenômeno do piseiro João Gomes terá um esquema especial de segurança, trânsito, transporte e limpeza neste domingo (26). A Polícia Militar vai empregar aproximadamente mil policiais militares e 73 viaturas. O megashow está marcado para às 15h, em um dos cartões-postais mais conhecidos da capital fluminense, os Arcos da Lapa. O evento é gratuito e ainda terá as participações de Zeca Pagodinho e Ivete Sangalo.
Sob a coordenação do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA) e apoio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), do Comando de Operações Especiais (COE), do 2º BPM (Botafogo) e do 5º BPM (Praça da Harmonia), o esquema vai contar ainda com motopatrulhas e policiais especializados em eventos e grandes aglomerações.

“Nossas Forças de Segurança têm experiência e potencial para a realização de eventos públicos de grande porte. Com estratégias de policiamento, já comprovadas, o esquema para o show do cantor João Gomes conta com nossos policiais treinados, equipamentos e tecnologia avançada”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Apoio da Prefeitura na segurança
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal vão atuar com 280 agentes na operação. As ações preventivas de patrulhamento, ordenamento urbano e controle de trânsito terão início às 10h de domingo, com equipes posicionadas no local do evento e nas principais vias de acesso.
Segunda a Prefeitura, reboques estarão em pontos estratégicos para coibir o estacionamento irregular. Haverá ainda fiscalização de ambulantes não autorizados e de venda de bebidas em garrafas de vidro e comercialização irregular de alimentos.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por RICARDO CYRILLO | DRONE.CYRILLO (@drone.cyrillo)
Confira como fica o trânsito na Lapa
A Prefeitura do Rio proibiu o estacionamento na região desde às 22h de sábado (25). As interdições de trânsito começaram às 6h deste domingo (26). Agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) vão auxiliar os motoristas nos desvios.
A partir das 6h de domingo (26) já não é mais possível trafegar nas seguintes vias:
- Rua Evaristo da Veiga;
- Rua Araújo Porto Alegre;
- Rua dos Arcos;
- Rua das Marrecas.
A partir das 12h de domingo (26) novas ruas serão fechadas ao trânsito:
- Avenida República do Paraguai;
- Rua do Riachuelo;
- Avenida Mem de Sá;
- Rua do Passeio;
- Rua Teixeira de Freitas
Equipes localizadas no Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio vão usar as 47 câmeras no entorno da Lapa para monitorar o trânsito na região e auxiliar na fluidez do tráfego.
Desvios e rotas alternativas
- Da Zona Sul em direção ao Centro pela Avenida Beira Mar, use a Avenida Antônio Carlos e, em seguida, a Avenida Almirante Barroso ou a Avenida Presidente Vargas;
- Da Rua do Riachuelo em direção à Zona Sul deverão seguir pela Rua do Lavradio e pela Avenida Chile;
- Os veículos que utilizariam a Avenida República do Paraguai, vindos da Avenida Passos, deverão seguir pela Rua da Carioca até a Avenida Graça Aranha, a partir da qual poderão acessar seus destinos.
Metrô
A recomendação da Prefeitura é que o público utilize o transporte público para chegar e sair do evento, como ônibus, VLT e metrô, já que não haverá áreas destinadas ao estacionamento no local.
No domingo (26), o metrô funcionará das 7h às 23h. A recomendação do MetrôRio é que seja utilizada a estação Carioca. O embarque nessa estação será feito pelo acesso A (Avenida Rio Branco).
Por medida de segurança operacional, a partir das 19h, a estação de metrô Cinelândia vai funcionar apenas para desembarque ou embarque de clientes com bilhetes pré-adquiridos.
Ônibus
As linhas que vêm da Avenida Presidente Vargas, Avenida Passos e República do Paraguai não poderão seguir pela Avenida República do Paraguai e deverão seguir pela Rua da Carioca, Nilo Peçanha e Av. Graça Aranha.
Já as linhas que vêm do Túnel Martins Sá e as que vêm descendo a Rua do Riachuelo serão desviadas pela Avenida Henrique Valadares, Cruz Vermeha, Rua da Relação, Avenida Chile e Almirante Barroso. Todas as linhas que seguem pela Rua do Riachuelo serão desviadas pela Avenida Henrique Valadares.
Já no sentido Zona Norte, as linhas provenientes da Zona Sul não poderão seguir pela Rua Mem de Sá, sendo desviadas pela Avenida Beira Mar, Avenida Presidente Antônio Carlos, Avenida Primeiro de Março e Avenida Presidente Vargas.
VLT
A Linha 1 (Terminal Gentileza x Santos Dumont) vai operar com intervalos reduzidos de 12 minutos entre as composições, a partir das 14h.
Limpeza
Durante o show, 584 garis estarão mobilizados para garantir a limpeza das ruas, segunda Prefeitura. Equipamentos de grande porte serão utilizados, como quatro varredeiras, nove pipas d’água, seis vans motobombas, três jateadeiras, três compactadores e 150 contêineres de alta capacidade.

