Pressa demonstrada por ambos os líderes para avançar nas negociações chamam a atenção do mercado; apuração é de Fernando Nakagawa para o Agora CNN Economia, -transcricao-de-videos-, China, Comércio exterior, economia, Estados Unidos, Mercado CNN Brasil
O encontro entre o presidente Lula (PT) e Donald Trump em Kuala Lumpur, capital da Malásia, neste domingo (26), gerou reações positivas no setor privado. A proatividade demonstrada por ambos os líderes e a urgência em avançar com as negociações entre os dois países foram destacadas como sinais promissores para as relações comerciais. A apuração é de Fernando Nakagawa para o Agora CNN.
“A leitura que o setor privado faz é muito positiva. A ponte para o diálogo foi aberta ainda que nenhuma medida tenha sido anunciada”, afirma o analista de Economia da CNN.
Segundo Nakagawa, a rapidez com que as equipes dos dois países se mobilizaram para iniciar as discussões técnicas chamou a atenção. Uma primeira reunião foi marcada para a manhã de segunda-feira (27) ainda na Ásia, na noite deste domingo no Brasil.
As negociações podem resultar em acordos significativos para ambos os países. “Do lado americano, há interesse em reduzir pressões inflacionárias sobre produtos como carne e café. A expectativa do mercado é que anúncios positivos possam surgir mesmo antes do próximo encontro entre Lula e Trump”, afirma o analista.
O contexto internacional também favorece essa negociação. Nakagawa destaca que a comitiva americana na Ásia tem buscado resultados práticos em diversas frentes, com destaque para as conversas com a China sobre minerais raros.

