Comunicado publicado pelo Departamento de Estado cita medidas de segurança e alerta para conflitos constantes na região Internacional, Crime, Departamento de Estado, EUA, Rio de Janeiro CNN Brasil
O governo dos EUA emitiu um alerta de segurança para viajantes americanos devido a megaoperação no Rio de Janeiro, que já deixou 64 mortos, incluindo civis e policiais do BOPE.
A operação se tornou a mais letal da história do Rio de Janeiro, segundo informações do governo fluminense.
Em uma publicação nas redes sociais, o Departamento de Estado dos EUA alerta para conflitos constantes entre a polícia e facções criminosas que causaram interrupções no trânsito em diversas áreas da Zona Norte do estado.
“A situação está evoluindo rapidamente, portanto, fique atento às notícias e aos aplicativos de mapas do seu celular para atualizações”, diz o comunicado, que pede cautela aos viajantes ao transitar pela cidade para evitar áreas afetadas.
North Zone (Zona Norte) of Rio de Janeiro, Brazil: Ongoing fighting between police and criminal factions have caused disruptions to traffic in multiple areas of the North Zone. The situation is rapidly evolving, so please pay attention to the news and your phone map applications… pic.twitter.com/vg56JvjQdv
— Travel – State Dept (@TravelGov) October 28, 2025
O alerta menciona que a situação no Rio de Janeiro evoluiu rapidamente, enfatizando a viajantes que revisem planos de segurança pessoal e avisem amigos e familiares sobre o seu paradeiro.
Veja a lista de recomendações citadas pelo governo dos EUA:
- Evite as áreas afetadas na Zona Norte, principalmente as áreas ao redor do Complexo do Alemão e da Penha
- Monitore a mídia local para atualizações
- Esteja atento a interrupções no trânsito
- Planeje rotas alternativas
- Minimize movimentos desnecessários
- Mantenha um perfil discreto
- Esteja atento ao seu entorno
- Revise seus planos de segurança pessoal
- Avise amigos e familiares sobre seu paradeiro e segurança.
O comunicado do governo americano termina informando contatos de assistência para viajantes, que incluem o Consulado dos EUA no Rio de Janeiro.

