O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou 48,8% de imagem positiva e 49,3% de imagem negativa, segundo o levantamento mensal da CB Consultora Opinión Pública, uma das empresas que mais se aproximou do resultado da eleição legislativa argentina realizada no último domingo.
Com esse desempenho, Lula volta a liderar o ranking de popularidade dos presidentes da América do Sul. No levantamento anterior, de setembro, o petista ocupava a segunda posição entre os chefes de Estado avaliados em 10 dos 12 países da região. A última vez em que havia aparecido no topo foi em setembro de 2024, antes da crise de imagem e confiança enfrentada no fim do ano passado, que impactou negativamente seus índices de aprovação.
A pesquisa ouviu 1.570 brasileiros com 18 anos ou mais, entre 19 e 21 de outubro de 2025, por meio de entrevistas online. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.
O argentino Javier Milei teve avanço expressivo, subindo do quinto para o segundo lugar, com 45,9% de imagem positiva. Entre setembro e outubro, foi o líder que mais ganhou aprovação, com alta de 3,4 pontos percentuais. Já o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, apresentou a maior queda no período, com recuo de 5,2 pontos em sua avaliação positiva.
Confira o ranking de presidentes:


