Sistema de notificação foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e visa recuperar eletrônicos em todo o estado São Paulo, -agencia-cnn-, Celulares, celulares roubados, Furto, Roubo, São Paulo (estado) CNN Brasil
No início desta semana, a Polícia Civil de São Paulo iniciou uma nova etapa na ação que visa recuperar celulares roubados em todo o estado. Foram emitidos cerca de 1 mil notificações para pessoas que estão em posse de aparelhos com alguma restrição criminal.
O movimento faz parte do sistema SP Mobile, desenvolvido pela SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) e divulgado nesta quarta-feira (5).
“O objetivo é entender como o esquema criminoso funciona e o avanço do comércio irregular de celulares, além de contribuir com a queda dos índices criminais de roubos e furtos dos aparelhos”, afirmou o coordenador do SP Mobile, delegado Rodolfo Latif Sebba.
A polícia identificou os celulares notificados desta semana através do cruzamento de informações de boletins de ocorrência com os dados fornecidos pelas operadoras de telefonia. O objetivo é recuperar os aparelhos roubados ou furtados que foram reativados por terceiros.
As pessoas notificadas terão até três dias para comparecer à delegacia e comprovar a legalidade do aparelho ou fazer a devolução voluntariamente. Caso não atendam à intimação, poderão responder por crime de receptação.
SP Mobile
O SP Mobile, sistema estadual criado para combater furtos e roubos de celulares, já recuperou 11 mil aparelhos em cinco meses. A ferramenta integra ações das polícias Civil e Militar, com fiscalizações, mandados judiciais e notificações a donos de linhas associadas a celulares irregulares.
Segundo a Polícia Civil, o programa também incentivou comparecimentos espontâneos de pessoas que desconfiaram da procedência dos aparelhos.
Desde a implementação, o estado registrou queda de 22% nos casos de roubo e furto de celulares em comparação a 2022. Na capital, a redução foi de 13%.

