By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Governo lança plataforma para facilitar compras públicas da agricultura familiar
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Governo lança plataforma para facilitar compras públicas da agricultura familiar
outros

Governo lança plataforma para facilitar compras públicas da agricultura familiar

Última atualização: 11 de novembro de 2025 13:31
Published 11 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O governo federal passa, a partir desta terça-feira (11/11), a permitir a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais pela plataforma Contrata+Brasil. A iniciativa, criada em fevereiro para simplificar o acesso às contratações públicas, agora, incorpora à sua estrutura a Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e credenciamento previsto na nova Lei de Licitações (Lei14.133/21). Isso permite que órgãos públicos de todos os níveis comprem alimentos diretamente de agricultores familiares, dispensando intermediários e reduzindo a burocracia.

Contents
Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email30% da agricultura familiar

Cerca de 2,5 milhões de famílias agricultores poderão se beneficiar diretamente da plataforma, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Nos estados da Amazônia Legal, o potencial é de 278 mil famílias.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

O secretário de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), Roberto Pojo, explica que o Contrata+Brasil foi desenvolvido para enfrentar o excesso de burocracia nas compras públicas e abrir espaço para microempreendedores individuais e pequenos prestadores de serviço. “A legislação das licitações é complexa e, muitas vezes, afasta quem poderia fornecer ao governo”, diz. A plataforma nasce para simplificar, aumentar a transparência e dar segurança jurídica, diz ele.

O lançamento da nova fase do programa será realizado nesta tarde pela ministra do MGI, Esther Dweck, durante a COP30 no painel “Compras Públicas da Sociobioeconomia: Contrata+Brasil na Amazônia Legal”. O ministério é o responsável pela manutenção da plataforma.

A partir de 1º de julho de 2026, o uso da plataforma será obrigatório para contratações públicas de alimentos no âmbito federal. Atualmente, cerca de 1.100 órgãos públicos federais, estaduais e municipais já aderiram ao Contrata+Brasil, desde seu lançamento em fevereiro.

30% da agricultura familiar

O governo defende que nova etapa, voltada à compra de alimentos, conecta o Contrata+Brasil às políticas de segurança alimentar e combate à fome. A diretora de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável do Ministério do Desenvolvimento Social, Patrícia Chaves Gentil, destaca que a ferramenta será essencial para alcançar o que estipula a lei de 2023 que determina que ao menos 30% dos alimentos adquiridos com recursos públicos sejam provenientes da agricultura familiar. A expectativa é que, nos próximos dois anos, a plataforma contribua para deslocar progressivamente as contratações de grandes fornecedores para produtores locais, cooperativas e associações rurais.

O Contrata+Brasil integra automaticamente os cadastros do gov.br, o Cadastro do Agricultor Familiar (CAF) e o CadÚnico. Feito o cadastro, o fornecedor recebe notificações automáticas pelo por WhatsApp quando há demandas compatíveis em sua região.

A plataforma organiza as ofertas e realiza um ranqueamento automático, priorizando os fornecedores mais próximos do local de compra para reduzir custos logísticos e emissões. O segundo critério de prioridade considera se o agricultor ou cooperativa representa povos indígenas, comunidades quilombolas ou tradicionais.

O sistema permitirá substituição de itens indisponíveis e trará alertas automáticos de sazonalidade, garantindo regularidade no abastecimento. Pela plataforma também será possível que gestores e órgãos de controle conheçam melhor o que é comprado, de quem e por quanto, viabilizando políticas públicas baseadas em evidências. Segundo Pojo, a ideia é “trazer para o espaço público uma experiência próxima ao setor privado”, com pagamentos rápidos (em média, três dias) e processos padronizados e digitais.

Desde o lançamento da primeira fase, em fevereiro, o Contrata+Mais já movimentou cerca de R$ 8,3 milhões em serviços de pequeno valor. Foram 6,6 mil fornecedores cadastrados e 1.558 contratos.

You Might Also Like

Regra de precificação de remédios é esperada para dezembro, diz secretário da CMED

Léo Pereira faz reflexão sobre erros em meio a rumores de reconciliação com Karoline Lima; confira

Apaixonado por falsa Juliana Paes, homem cai em golpe de R$ 32 mil

Prefeito baiano é alvo de recomendação do MP por nomear irmã em cargo na Saúde

Aluna da UnB presa por xingar colega de “viadinho” não pode sair do DF

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Setembro Amarelo: como investir em saúde mental na sua PME 

28 de setembro de 2025
Governo tenta reduzir riscos de câmbio e juro para impulsionar concessões 
MP abre inquérito para apurar o vazamento de corante em córrego de SP 
“O Auto da Compadecida 2” desbanca Hollywood e bate recorde de bilheteria; saiba detalhes
Cauã Reymond abre o jogo sobre desentendimentos com Bella Campos: “Está tudo rolando”
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?