By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Côrrea do Lago promete levar pleitos da Cúpula dos Povos à COP30 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Côrrea do Lago promete levar pleitos da Cúpula dos Povos à COP30 
outros

Côrrea do Lago promete levar pleitos da Cúpula dos Povos à COP30 

Última atualização: 16 de novembro de 2025 17:06
Published 16 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Carta final do evento paralelo critica falta de participação popular  Notícias, -agencia-brasil-, COP30 CNN Brasil

Contents
Leia MaisMiniCOP incentiva crianças e adolescentes e debater mudanças climáticasImpasse gera defesa de programa de trabalho pós-COP sobre financiamentoChefe do Clima da ONU cobra avanço urgente para reta final da COP30CartaMovimentos sociais

O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, afirmou neste domingo (16) que vai levar as reivindicações da Cúpula dos Povos para as reuniões de alto nível da COP que serão realizadas nesta semana. Corrêa do Lago discursou durante o encerramento da Cúpula dos Povos.

O presidente da conferência recebeu do comitê político da Cúpula dos Povos a carta final com sugestões dos participantes e cobrança por maior participação popular nos debates sobre a crise de emergência climática. Corrêa do Lago respondeu ressaltando as dificuldades de negociação em torno de diversos temas, mas disse acreditar que houve maior participação da sociedade.

“Vocês sabem que isso [a COP] é basicamente uma grande negociação dentro das Nações Unidas, com 195 países que têm que estar de acordo com tudo, porque é tudo por consenso. Então, é uma negociação superdifícil. Mas saber que a sociedade civil mundial tem voz em Belém é absolutamente sensacional”, disse.

“Por isso, eu agradeço a vocês por esse trabalho, que eu registrarei, na abertura da reunião de alto nível, que começa, amanhã, na COP. Fico muito, muito feliz de poder presidir essa COP com esse apoio que eu estou sentindo aqui hoje”, acrescentou.

O embaixador recebeu ainda uma carta da Cúpula das Infâncias, documento elaborado por cerca de 700 crianças e adolescentes que participaram de atividades na Cúpula dos Povos. No documento, as crianças expressaram temor pelo futuro, se não houver ações práticas para conter a crise de emergência climática.

“Para que as próximas crianças e adolescentes não tenham medo do calor, da fumaça, da falta de água, da extinção dos animais. Para que elas possam desenhar florestas vivas e não florestas morrendo”, diz trecho da carta.

“Somos muitos e muitas crianças e adolescentes, cada uma com um jeito, um desenho, uma fala, um sonho. Mas todas com o mesmo ideal, por dentro do nosso planeta, agora, queremos continuar vivos e vivas, crescer no mundo bonito, no mundo que ainda respire, com esperança e sem medo”, continua o documento.

Leia Mais

  • MiniCOP incentiva crianças e adolescentes e debater mudanças climáticas

    MiniCOP incentiva crianças e adolescentes e debater mudanças climáticas

  • Impasse gera defesa de programa de trabalho pós-COP sobre financiamento

    Impasse gera defesa de programa de trabalho pós-COP sobre financiamento

  • Chefe do Clima da ONU cobra avanço urgente para reta final da COP30

    Chefe do Clima da ONU cobra avanço urgente para reta final da COP30

Carta

A carta final da Cúpula dos Povos critica o que os participantes classificaram como “falsas soluções” para o enfrentamento da emergência climática.

“Nossa visão de mundo está orientada pelo internacionalismo popular, com intercâmbios de conhecimentos e saberes, que constroem laços de solidariedade, de lutas e de cooperação entre nossos povos”.

“As verdadeiras soluções são fortalecidas por esta troca de experiências, desenvolvidas em nossos territórios e por muitas mãos. Temos o compromisso de estimular, convocar e fortalecer essas construções”, diz o documento.

A carta aponta o modo de produção capitalista como causa principal da crise climática crescente e ressalta que as comunidades periféricas são as mais afetadas pelos eventos climáticos extremos e o racismo ambiental.

A carta pede a demarcação de terras indígenas e de outros povos; reforma agrária e fomento à agroecologia; fim do uso de combustíveis fósseis; financiamento público para uma transição justa, com taxação das corporações, agronegócio e dos mais ricos; e fim das guerras. Além disso, cobra maior participação dos povos.

“Cobramos que haja participação e protagonismo dos povos na construção de soluções climáticas, reconhecendo os saberes ancestrais. A multidiversidade de culturas e de cosmovisões, carrega sabedoria e conhecimentos ancestrais que os Estados devem reconhecer como referências para soluções às múltiplas crises que assolam a humanidade e a Mãe Natureza”.

Movimentos sociais

A Cúpula dos Povos reuniu cerca 70 mil pessoas de movimentos sociais locais, nacionais e internacionais, povos originários e tradicionais, camponeses/as, indígenas, quilombolas, pescadores/as, extrativistas, marisqueiras, trabalhadores/as da cidade, sindicalistas, população em situação de rua, quebradeiras de coco babaçu, povos de terreiro, mulheres, comunidade LGBTQIAPN+, jovens, afrodescendentes, pessoas idosas, dos povos da floresta, do campo, das periferias, dos mares, rios, lagos e mangues.

O evento, considerado o maior espaço de participação social da conferência climática, começou no dia 12, em paralelo à COP30, com críticas pela ausência de maior participação popular na conferência. Para as cerca de 1,3 mil organizações e movimentos que participaram da cúpula, países e tomadores de decisão, especialmente dos países ricos, têm se omitido ou apresentado soluções absolutamente ineficientes colocando em risco a meta de 1,5°C do Acordo de Paris.

Na abertura, foi realizada uma “barqueata” na orla da capital paraense, com centenas de barcos. Eles navegaram pela Baía do Guajará em defesa da Amazônia e dos povos tradicionais.

Ontem, cerca de 70 mil pessoas participaram da Marcha Mundial pelo Clima, manifestação que tomou as ruas de Belém com uma amostra expressiva da diversidade cultural e social do povo amazônico.

Após os cinco dias de debates, mobilizações e manifestações que marcaram Belém, a Cúpula termina com um “banquetaço”, na Praça da República, no centro da capital paraenses, com a distribuição de comida, feita pelas cozinhas comunitárias, e celebração cultural aberta ao público.

 

You Might Also Like

Contrato milionário do Banco Mastre com Lewandowski passou para filho quando ele se tornou ministro, afirma colunista

Ibaneis autoriza projeto de hospital com investimento de R$ 165 milhões

Na primeira Superquarta de 2026, moeda americana apresenta queda; confira detalhes

Globo de Ouro: Marquezine e Lázaro Ramos apresentarão homenagem ao Brasil 

CEO da Ro afirma que pílula do Wegovy está atraindo novos clientes 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

A Lei do Bem e os reflexos para a inovação no agronegócio

19 de agosto de 2025
Caso com a vizinha: homem é preso por tentativa de feminicídio em BH 
Vídeo mostra momento da prisão de técnico que matou três em UTI no DF. Veja vídeo
João Fonseca supera mal-estar, vence e vai à segunda rodada do US Open 
Presa em São Paulo, decisão judicial determina transferência da traficante “Dona Maria” para a unidade prisional na Bahia
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?