By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Acórdão de recurso de Jair Bolsonaro é publicado e decisão sobre prisão se aproxima
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Acórdão de recurso de Jair Bolsonaro é publicado e decisão sobre prisão se aproxima
outros

Acórdão de recurso de Jair Bolsonaro é publicado e decisão sobre prisão se aproxima

Última atualização: 17 de novembro de 2025 20:58
Published 17 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

O acórdão que rejeita os embargos de declaração interpostos pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro contra a condenação na ação penal sobre tentativa de golpe foi publicado no Diário da Justiça na noite desta segunda-feira (17/11).

Na prática, isso significa que a partir desta terça-feira (18/11) começam a contar os prazos para os segundos embargos declaratórios.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas do dia no seu email

Já nos próximos embargos, o ministro Alexandre de Moraes pode entender que eles são protelatórios e determinar o trânsito em julgado, ou seja, o fim da ação penal.

O término processual faz com que o ex-presidente seja preso para cumprir a pena de 27 anos por tentativa de golpe de Estado. Ainda deverá ser decidido onde e como será o cumprimento da prisão de Jair Bolsonaro.

A rejeição do recurso de Jair Bolsonaro pela condenação por golpe de Estado

Por unanimidade, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou no dia 14 de novembro os embargos propostos por Jair Bolsonaro e manteve a condenação do ex-presidente a 27 anos de prisão. Seguiram o voto do relator Alexandre de Moraes, os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Prevaleceu o voto do ministro Alexandre de Moraes. Para o magistrado, a decisão não tem contradição nem omissão. Na avaliação de Moraes, relator da ação penal 2668, não cabem embargos de declaração quando eles “reproduzem mero inconformismo com o desfecho do julgamento”.

Estes são os primeiros embargos de Bolsonaro após a condenação. Enquanto houver recurso disponível, a ação penal não termina e o ex-presidente não começa a cumprir a pena. A defesa pode entrar com mais embargos declaratórios e ainda há prazo para que os advogados proponham embargos infringentes.

Contudo, interlocutores do STF acreditam que até o fim de 2025 o processo esteja finalizado, inclusive, assessores de Moraes já visitaram dependências da Papuda, em Brasília, para uma eventual prisão. Ainda não há definição sobre o local da prisão. Por enquanto, Bolsonaro está em prisão domiciliar por descumprimento às medidas cautelares. A determinação foi dada no Inquérito 4995, que investiga coação no curso do processo após sanções impostas ao Brasil pelos Estados Unidos.

Inscreva-se no canal do JOTA no Telegram e acompanhe as principais notícias, artigos e análises!

Em seu voto, Moraes refutou o argumento de que Bolsonaro não foi líder dos atos de 8 de janeiro de 2023. O ministro ressaltou que, durante a sessão de julgamento, ele ressaltou expressamente que os ataques aos prédios dos Três Poderes foram construídos pela organização criminosa e destacou a frase: “Nos autos isso já está muito claro, mas principalmente para a sociedade é que, como eu disse no primeiro julgamento, lá em 2023, que não foi um domingo no parque”.

“Efetivamente, as ações delitivas do embargante, exercendo o papel de liderança na organização criminosa, resultaram na conclamação dos manifestantes para a propagação da narrativa falsa de fraude eleitoral e, de forma livre e consciente, visou a realização dos atos antidemocráticos com o fim de consumar o golpe de Estado e tentar abolir o Estado Democrático de Direito”.

Moraes também não aceitou o argumento de que houve cerceamento de defesa, uma vez que a acusação indicou de forma precisa os documentos mencionados na denúncia, o que é suficiente para a orientação da defesa. Ainda, rejeitou o pedido de nulidade da colaboração de Mauro Cid, uma vez que o tema já foi enfrentado.

O ministro também justificou que as provas dos autos demonstram a inexistência de qualquer desistência voluntária de Bolsonaro com relação aos crimes praticados. A defesa alegava que o ex-presidente demonstrou, em atos públicos, a desistência de uma possível tentativa de golpe de Estado. E reforçou que Bolsonaro não prosseguiu com a tentativa de golpe, como, por exemplo, não nomeou novos comandantes das Forças Armadas, após a negativa de apoio. E, por fim, os advogados de Bolsonaro disseram que não existiu um ato formal (decreto, ordem ou comando) apto a caracterizar o início de execução nos crimes.

You Might Also Like

BRB tem até sexta para enviar plano de recomposição de R$ 5 bilhões ao BC 

Sou favorável a uma CPMI do caso Master, diz Renan Calheiros à CNN 

Jorge Messias volta ao périplo no Senado em busca de aprovação para o STF 

Cerebras Systems é avaliada em US$ 23 bilhões em nova captação 

Homem morre após cair de prédio em construção em bairro nobre de SP 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

Após ameaça de Trump, Alckmin fala em buscar alternativas comerciais 

7 de julho de 2025
Campeão mundial detona geração da Seleção e demonstra desconfiança para Copa do Mundo de 2026
Vasco e CSA perdem chances e empatam pela ida das oitavas da Copa do Brasil 
Barroso vê decisão sobre emendas como “correta” e não descarta ajustes 
BNews Summer: conheça lugares de Salvador que são propícios para ver o pôr do sol
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?