Convidado por Lula a participar da conferência, presidente dos EUA não viajou a Belém e sequer enviou representantes do governo Internacional, António Guterres, COP30, Donald Trump, Mudanças climáticas, ONU (Organização das Nações Unidas) CNN Brasil
O secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou nesta quinta-feira (20) que a mensagem que a COP30 quer passar ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é a de que os países aguardam sua participação nas discussões sobre as mudanças climáticas.
“Estamos esperando por você”, respondeu Guterres ao ser questionado por um jornalista sobre qual recado o secretário-geral da ONU gostaria que a conferência enviasse ao norte-americano.
A resposta de Guterres arrancou risadas dos jornalistas que participavam da entrevista coletiva. Trump é o principal líder estrangeiro a não marcar presença na conferência sobre mudanças climáticas. O presidente dos EUA sequer enviou representantes do governo.
Indagado sobre se avalia a possibilidade de Trump se engajar nessas discussões sobre o clima de forma positiva, Guterres respondeu que “a esperança é a última que morre”.
A ausência de Trump na conferência foi assunto nas conversas da COP30 nas últimas duas semanas. O secretário do Clima do Ministério das Relações Exteriores, o embaixador Mauricio Lyrio, disse à CNN que a ausência de Trump na COP30 não causou surpresa.
“Os EUA é um dos quatro que anunciaram sua saída do Acordo de Paris, justificando assim a falta de representação oficial do governo americano na conferência”, destacou o embaixador.
Em contraposição ao presidente dos EUA, o democrata Gavin Newsom, governador da Califórnia, viajou a Belém (PA) e participou do início da conferência sobre mudanças climáticas da ONU. Newsom garantiu a uma plateia na COP30 que a Califórnia continuará a priorizar a tecnologia verde e a política climática.
“Os Estados Unidos da América são tão burros quanto quiserem com relação a esse assunto, mas o estado da Califórnia não é. Por isso, vamos nos impor, vamos nos empenhar e vamos competir nessa área”, disse.
COP30 em Belém: o significado para o Brasil em sediar o encontro

