“Ancestral: Afro-Américas” está em cartaz no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, em Salvador, até fevereiro Lifestyle, Arte, Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Exposição, Salvador CNN Brasil
O CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil) organiza a exposição “Ancestral: Afro-Américas”, em cartaz no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), em Salvador, até o dia 1 de fevereiro de 2026.
A mostra gratuita reúne mais de 130 obras de artistas negros do Brasil e dos Estados Unidos para celebrar a ancestralidade da arte nas Américas. A curadora escolhida foi Ana Beatriz Almeida — artista, curadora, historiadora e criadora da 01.01 Art Platform, iniciativa focada em práticas decoloniais.
“No processo de criação da humanidade em meio à brutalidade racional que forjou a modernidade, artistas afrodiaspóricos redefiniram a ética e a estética, frequentemente convergindo — apesar de estarem em territórios diferentes. Isso nos leva de volta ao conceito de ‘pessoa’ encontrado na África Ocidental: o sujeito enquanto resultado de sua genealogia ancestral”, disse Ana Beatriz Almeida em um comunicado à imprensa.
“Ancestral: Afro-Américas” é dividida em três ambientes: Corpo, Sonho e Espaço. O primeiro, faz referência a representação de corpos negros na arte; o segundo, provoca reflexões sobre identidade e herança; e o terceiro, abordam a criação de lugares na sociedade atual.
Entre os artistas que têm obras em exposição estão: Abdias Nascimento, Simone Leigh, Emanuel Araújo, Sonia Gomes, Leonard Drew, Mestre Didi, Melvin Edwards, Lorna Simpson, Kara Walker, Bispo do Rosário, Carrie Mae Weems, Mônica Ventura e Julie Mehretu.
Serviço
Exposição “Ancestral: Afro-Américas”
- Quando: 26 de setembro de 2025 a 1 de fevereiro de 2026;
- Onde: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab);
- Endereço: Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico. Salvador – BA;
- Classificação: Livre;
- Funcionamento: Terça a domingo, às 10h às 17h (acesso até às 16h30);
- Entrada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Veja fotos da exposição



Exposição de Monet bate recorde e se consagra a mais visitada do Masp

