Foram ouvidos 1.200 eleitores baianos entre os dias 24 e 25 de novembro; margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos Política, -agencia-cnn-, Bahia (estado), Eleições 2026, Instituto Real Time Big Data, Rui Costa, Senado CNN Brasil
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), lidera quatro dos cinco cenários testados pela pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quarta-feira (26) para uma cadeira no Senado Federal pela Bahia nas eleições de 2026.
Foram entrevistados 1.200 eleitores baianos entre os dias 24 e 25 de novembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%.
Veja os cenários:
Cenário 1
No primeiro cenário, 28% dos eleitores votariam no ministro. Na sequência, o senador Angelo Coronel (PSD-BA) aparece com 16%. Empatado tecnicamente com o segundo colocado aparece o ex-ministro da Cidadania João Roma (PL), que soma 14%.
O deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA) e o ex-deputado Aroldo Cedraz (sem partido) empatam com 6%. Por fim, o deputado Adolfo Viana (PSDB-BA) contabiliza 4%, também em empate técnico.
Outros 17% votariam nulo ou branco. São 9% os que não sabem ou não responderam.
Cenário 2
Em um segundo quadro, Rui Costa permanece como favorito, com 28%. Na segunda colocação aparece o senador Jaques Wagner (PT-BA), com 21% das intenções de voto.
Roma registra 15%, enquanto Marinho e Cedraz empatam novamente, agora com 5%. Novamente em empate técnico com os dois anteriores, Viana soma 2% dos votos.
Outros 15% votariam nulo ou branco. São 9% os que não sabem ou não responderam.
Cenário 3
Um cenário sem Rui Costa coloca Jaques Wagner numericamente à frente, com 22%. Neste cenário, há empate técnico triplo nas primeiras posições: Angelo surge na sequência, com 17%, e Roma depois, com 16%. Marinho e Cedraz somam 6% e Viana registra 4%.
Outros 17% votariam nulo ou branco. São 12% os que não sabem ou não responderam.
Cenário 4
No quarto quadro elaborado pela pesquisa, Rui Costa lidera com 28% das intenções de voto. Jaques Wagner e Angelo empatam com 14% e Roma aparece com 13%.
Marinho e Cedraz, empatam mais uma vez, agora com 4% dos votos. Viana segue com 2%.
São 12% os que votariam nulo ou branco. Outros 9% não sabem ou não responderam.
Cenário 5
Um último cenário mantém Rui Costa na primeira colocação, com 28%. Angelo e Roma, contabilizam 16% e 12%, respectivamente.
O ex-deputado Marcelo Nilo (Republicanos) tem 9% das intenções de voto. Cedraz tem 6% e Viana, 5%.
São 16% os que votariam nulo ou branco. Outros 8% não sabem ou não responderam.
Nas eleições gerais de 2026 serão renovados dois terços do Senado, o que significa que cada estado e o Distrito Federal elegerão dois senadores. Entre os possíveis candidatos, cada entrevistado pôde escolher até duas opções.

