By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Tornados que atingiram o Paraná são reclassificados para categoria F4 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Tornados que atingiram o Paraná são reclassificados para categoria F4 
outros

Tornados que atingiram o Paraná são reclassificados para categoria F4 

Última atualização: 26 de novembro de 2025 10:18
Published 26 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Relatório também concluiu que o evento pode ser considerado um dos maiores do Paraná; estudo estima ventos de até 418 km/h  Paraná, -agencia-cnn-, destruição, Tornado CNN Brasil

Contents
Leia MaisApós quase duas semanas, veja situação de cidade atingida por tornado no PRSobe para 7 o número de mortos por tornado no ParanáTornado no PR: “Resposta de reconstrução tem de ser veloz”, diz ministroTrajetória dos tornadosConsequênciasVeja antes e depois de limpeza

Os tornados que atingiram Rio Bonito do Sul e Guarapuava, no centro-sul paranaense, foram reclassificados para a categoria F4 na escala Fujita, nesta quarta-feira (26). A informação foi confirmada pelo Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná).

Conforme o laudo divulgado, as análises feitas — que integram meteorologia operacional, geointeligência, sensoriamento remoto e análise geoespacial —, apontaram para o aumento de dois dos três tornados que atingiram onze municípios da região; o terceiro tornado, que atingiu principalmente a cidade de Turvo, foi mantido na categoria F2.

Leia Mais

  • Após quase duas semanas, veja situação de cidade atingida por tornado no PR

    Após quase duas semanas, veja situação de cidade atingida por tornado no PR

  • Sobe para 7 o número de mortos por tornado no Paraná

    Sobe para 7 o número de mortos por tornado no Paraná

  • Tornado no PR: "Resposta de reconstrução tem de ser veloz", diz ministro

    Tornado no PR: “Resposta de reconstrução tem de ser veloz”, diz ministro

O relatório também concluiu que o evento pode ser considerado um dos maiores desta categoria no Paraná nos últimos 30 anos, considerando a quantidade de tornados no mesmo evento, pessoas atingidas e destruição em diversos níveis.

Duas supercélulas provocaram uma sequência de tornados no Paraná, com trajetos que ultrapassaram 500 km no total. A primeira tempestade percorreu cerca de 270 km, gerando dois tornados. O Tornado 1 atingiu oito municípios variando entre F1 e F4, com pico devastador em Rio Bonito do Iguaçu (F4).

O mesmo sistema formou o Tornado 2, que passou por Candói (F2) e pelo distrito de Entre Rios, em Guarapuava, onde atingiu novamente intensidade F4. A velocidade média de deslocamento da supercélula foi de 80 km/h.

A segunda supercélula avançou aproximadamente 230 km, a cerca de 85 km/h, e formou o Tornado 3, classificado como F2 na passagem por Turvo.

Pela Escala Fujita, tornados variam de F0 a F5. F1 indica dano moderado (116 a 180 km/h), F2 representa severidade considerável (180 a 253 km/h), F3 caracteriza eventos severos (253 a 332 km/h) e F4 aponta destruição devastadora (332 a 418 km/h). O nível máximo, F5, é considerado “incrível”, com ventos que podem chegar a 511 km/h.

Algumas dessas nuvens, potencializadas pela elevada instabilidade termodinâmica, evoluíram para a categoria de supercélulas, rotacionando em torno de seu eixo vertical. Essa condição e o transporte de ar quente e úmido foram cruciais para a evolução das tempestades.


  • 1 de 9

    Um tornado causou destruição na cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, na sexta-feira (7) • CNN


  • 2 de 9

    O fenômeno, classificado como categoria 3, registrou ventos de 250 km/h caracterizando-o como o mais intenso já registrado no estado. • CNN


  • 3 de 9

    O Centro de Saúde do município, mesmo enfrentando falta de energia elétrica, mantém três médicos atuando para atender às demandas menos complexas. Paralelamente, Laranjeiras do Sul oferece suporte para casos que requerem maior atenção médica. • CNN


  • 4 de 9

    O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD-PR) esteve no local e assegurou que o Governo do Paraná auxiliará na recuperação dos prejuízos e na reconstrução das moradias. • CNN


  • 5 de 9

    A Polícia Científica do Paraná confirmou a admissão de seis vítimas da ocorrência em Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, que já foram oficialmente identificadas • CNN


  • 6 de 9

    O tornado que atingiu na noite desta sexta-feira (7) a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, deixou ao menos 1.000 pessoas desalojadas e cerca de 28 desabrigadas, segundo informações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. • CNN


  • 7 de 9

    A passagem do tornado na região deixou seis pessoas mortas — três homens de 49, 57 e 83 anos; e duas mulheres, com idades de 47 e 14 anos, em Rio Bonito do Iguaçu. A sexta vítima é um homem de 53 anos em Guarapuava. • CNN


  • 8 de 9

    .Além de unidades de saúde em Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também foi mobilizado para atender os feridos. • CNN


  • 9 de 9


Trajetória dos tornados

O Tornado 1 deixou um rastro de destruição ao longo de 75 km, atingindo uma área estimada de 12,4 mil hectares. A largura do funil variou de 750 metros em Quedas do Iguaçu a 3,25 km na zona de maior intensidade, em Rio Bonito do Iguaçu, onde atingiu categoria F4 e provocou danos extremos, incluindo destruição de edificações, arremesso de veículos e tombamento de um caminhão.

Ao avançar por 44 km em Guarapuava, o Tornado 2 também registrou intensidade F4. Os danos incluíram colapso total de casas de alvenaria, devastação de vegetação e o arremesso de um contêiner por cerca de 150 metros. A área de impacto foi estimada em 2,3 mil hectares, com largura entre 500 e 1.160 metros.

Já o Tornado 3 teve o menor percurso: 12 km e 570 hectares de área atingida. A largura variou de 400 a 675 metros, com média de 525 metros. Mesmo menos extenso, manteve potencial destrutivo significativo ao longo de sua trajetória.

Veja também: Entenda tornado que deixou cenário de guerra no PR

Consequências

Na época, o Simepar classificou o tornado no nível F3, implicando ventos que podem chegar a 250 km/h. O governador Ratinho Júnior (PSD) classificou a catástrofe como “sem precedentes” na história do estado, uma “situação de guerra”.

  • Vítimas: Sete pessoas morreram (seis em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava), e 750 pessoas ficaram feridas, totalizando 784 atendimentos na rede hospitalar;
  • Destruição: Cerca de 90% dos edifícios em Rio Bonito do Iguaçu foram danificados ou atingidos, com relatos de postes e fios caídos e estruturas metálicas retorcidas. Houve pelo menos 1.000 pessoas desalojadas e cerca de 28 desabrigadas.

Em resposta, o governo do Paraná decretou estado de calamidade pública no município e luto oficial de três dias em todo o estado. Uma força-tarefa integrada com mais de 50 bombeiros, Defesa Civil, Copel e Sanepar foi mobilizada. O governo federal enviou ajuda humanitária, medicamentos e materiais.

O tornado causou prejuízos econômicos de R$ 114,5 milhões. Os números estão em levantamento da CNM (Confederação Nacional de Municípios), divulgado na última segunda-feira (10).

O governo do Paraná encaminhou à Assembleia Legislativa do estado, em regime de urgência, um projeto de lei que propõe um auxílio de R$ 50 mil por família atingida pelos estragos do fenômeno climático.

Veja antes e depois de limpeza

photo-slider visualization

Tornado no Paraná causa destruição e deixa 6 mortos

 

 

You Might Also Like

Homem é socorrido em estado grave após se afogar no Lago Paranoá

Wagner Moura ironiza Critics Choice e comenta chance histórica no Globo de Ouro

Cantora famosa anuncia fim do noivado com influenciadora: O melhor é encerrar esse capítulo’

Corinthians anuncia Gabriel Paulista, primeiro reforço para 2026 

Suspeito é preso após incêndio destruir sinagoga no Mississippi 

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares

ONG suspenderá serviço de ajuda a quase 20 países após decreto de Trump 

10 de fevereiro de 2025
Trump diz que “provavelmente” estenderia o prazo de venda do TikTok 
Economia global caminha para pior década desde 1970, diz Banco Mundial 
Mundial de Clubes: veja o Top 5 de menores públicos da competição 
Waack: Brasil vira refém de luta política que está piorando 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?