Indicadores de sentimento econômico da Comissão Europeia subiram para 97,0 em novembro Macroeconomia, -agencia-reuters-, CNN Brasil Money, crescimento econômico, Zona do Euro CNN Brasil
Os empréstimos bancários para as empresas da zona do euro mantiveram-se estáveis no mês passado, enquanto um indicador da confiança econômica da União Europeia subiu em novembro, aumentando a evidência de que o bloco monetário continua a crescer de forma constante, mesmo que em um ritmo modesto, mostraram dados nesta quinta-feira (27) .
A economia da zona do euro tem se mostrado inesperadamente resiliente aos choques comerciais e à incerteza neste ano, mas o crescimento continua não sendo espetacular e o bloco segue cada vez mais atrás de seus pares globais.
Enquanto a economia doméstica continua a funcionar com um consumo estável, as exportações, o motor do crescimento na última década, continuam a ter dificuldades, já que o setor está perdendo sua competitividade, a China está ultrapassando a Europa nos principais mercados e as tarifas dos Estados Unidos pesam .
Os indicadores de sentimento econômico da Comissão Europeia subiram para 97,0 em novembro, de 96,8 no mês anterior, uma melhora marginal que mascara as situações divergentes dos principais setores.
O indicador de confiança do setor industrial caiu novamente, depois de uma pequena melhora no mês anterior, e a confiança do consumidor permaneceu estável.
A construção, no entanto, deu um salto e houve também um aumento notável no indicador de serviços, deixando o índice geral em território ligeiramente positivo.
Enquanto isso, o crescimento do crédito para as empresas ficou inalterado em 2,9% em outubro em comparação com o mês anterior, e o crescimento dos empréstimos para as famílias acelerou de 2,6% para 2,8%, um recorde de dois anos e meio.

