By using this site, you agree to the Privacy Policy and Terms of Use.
Aceitar
Portal Nação®Portal Nação®Portal Nação®
Notification Mostrar mais
Font ResizerAa
  • Início
Lendo: Companhias aéreas devem retomar voos para a Venezuela? Entenda 
Compartilhe
Font ResizerAa
Portal Nação®Portal Nação®
  • Notícias
  • Esporte
  • TV Nação
  • Entretenimento
  • Ciência
  • Tecnologia
  • Acesso
Search
  • Início
Siga nas redes
Portal Nação® > Noticias > outros > Companhias aéreas devem retomar voos para a Venezuela? Entenda 
outros

Companhias aéreas devem retomar voos para a Venezuela? Entenda 

Última atualização: 27 de novembro de 2025 19:30
Published 27 de novembro de 2025
Compartilhe
Compartilhe

Viagens foram suspensas após alerta de segurança dos EUA; em retaliação, Caracas revogou licenças das empresas para operar no espaço aéreo venezuelano  Internacional, Avião, Caribe, Companhias aéreas, Estados Unidos, Gol, Latam, Nicolás Maduro, Venezuela, Voos CNN Brasil

Contents
Leia MaisFrança e Alemanha alertam cidadãos sobre riscos de viagens à VenezuelaSecretário de Defesa dos EUA visita maior porta-aviões do mundo no CaribeVídeo: Maduro dirige em Caracas enquanto aliado diz que “tudo está normal”

A Venezuela revogou nesta quinta-feira (27) a licença de seis grandes companhias aéreas para operar no país, depois que as empresas suspenderam os voos internacionais devido a um alerta de segurança dos Estados Unidos.

As autoridades venezuelanas haviam exigido que as companhias retomassem as operações em até 48h, sob o risco de perder a licença para operar, mas a pressão não surtiu efeito.

Diante disso, a autoridade de aviação da Venezuela acusou as companhias aéreas, incluindo a Gol e a Latam, de se unirem “às ações de terrorismo de Estado promovidas pelos Estados Unidos” ao suspenderem “unilateralmente” os voos comerciais.

Leia Mais

  • França e Alemanha alertam cidadãos sobre riscos de viagens à Venezuela

    França e Alemanha alertam cidadãos sobre riscos de viagens à Venezuela

  • Secretário de Defesa dos EUA visita maior porta-aviões do mundo no Caribe

    Secretário de Defesa dos EUA visita maior porta-aviões do mundo no Caribe

  • Vídeo: Maduro dirige em Caracas enquanto aliado diz que "tudo está normal"

    Vídeo: Maduro dirige em Caracas enquanto aliado diz que “tudo está normal”

A decisão das empresas de interromper as viagens para a Venezuela veio após um alerta da FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) sobre o aumento da atividade militar na região e dos riscos de sobrevoar o país.

O especialista em segurança de voo Roberto Peterka esclarece que o procedimento é padrão em áreas de conflito armado ou quando há outros riscos de segurança, como em casos de erupção vulcânica, por exemplo. “É prática normal as empresas adotarem medidas de segurança para a proteção de seus passageiros, tripulantes e as próprias aeronaves”, explica.

Peterka também relembra um caso recente: o voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines, que ia de Baku para a capital chechena, Grozny, quando precisou desviar do sul da Rússia e caiu no Cazaquistão, em 25 de dezembro do ano passado. Pelo menos 38 pessoas morreram.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, admitiu que dois mísseis russos detonaram ao lado do avião, depois que drones ucranianos entraram no espaço aéreo russo, e emitiu um raro pedido de desculpas ao presidente do Azerbaijão.

No caso da Veneuzela, o comunicado da FAA citou o “agravamento da situação de segurança e o aumento da atividade militar” na região e afirmou que as ameaças podem representar riscos para aeronaves em todas as altitudes. Os EUA têm reforçado os recursos militares no Caribe, incluindo o posicionamento do maior porta-aviões da Marinha dos EUA, pelo menos oito outros navios de guerra e caças F-35, sob a justificativa de combater o narcotráfico.

Mesmo após o anúncio da revogação das licenças para operar na Venezuela, as companhias aéreas afetadas —  Iberia, TAP, Avianca, Latam Colombia, Turkish Airlines e Gol — não recuaram. O ministro das Relações Exteriores de Portugal defendeu a decisão da estatal TAP Air de suspender os voos e disse que qualquer outra medida “seria irresponsável”. 

“O que nós temos que fazer é, através da nossa embaixada, sensibilizar as autoridades venezuelanas de que esta medida é desproporcional, de que não temos nenhuma intenção de cancelar nossas rotas para a Venezuela e que só fizemos isso por uma questão de segurança”, explicou o ministro Paulo Rangel.

Especialistas avaliam que a suspensão dos voos deve ter pouco impacto na aviação global. O piloto e assessor em segurança de voo Comandante Durval Fantozzi Filho explica que a Venezuela não representa um número significativo de voos em termos comerciais.

O especialista alerta, no entanto, que pode haver algum aumento no preço dos bilhetes aéreos de rotas que sobrevoavam o espaço aéreo venezuelano. “As aeronaves que eventualmente voavam sobre o espaço aéreo da Venezuela para cruzar outros continentes, outras rotas, essas aeronaves compulsoriamente vão ter que desviar, o que vai causar o aumento do tempo de voo e, como consequência, o aumento do combustível, do gasto. Mas o impacto econômico não deve ser significativo”, diz o comandante.

A conclusão do especialista Roberto Peterka é de que, em última análise, a Venezuela tem poucas opções: “A Venezuela não tem ingerência a esse respeito nos voos civis. A única medida que eles podem tomar é cancelar a autorização de voos dessas empresas no seu território. Com o passar do tempo e a normalização dessa situação, a Venezuela terá que conceder novas licenças”.

Conheça qual é o poder do arsenal militar da Venezuela

 

You Might Also Like

Kassab fala sobre os planos do PSD para as eleições 

Tubarão-cabeça-chata é apontado como responsável por morte de adolescente 

Enem: Inep oferece declaração que permite matrícula na educação superior 

Trump agradece Kevin Hassett, ex-favorito para presidência do Fed 

Presidente do TJ-BA fala em concurso e reestruturação na nova gestão: “precisamos de uma Justiça mais célere”

Compartilhe esse artigo
Facebook Twitter Email Print
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga o Portal Nação

Nas redes Sociais
FacebookLike
TwitterSiga nas redes
YoutubeSubscribe
TelegramSiga nas redes

Newsletter semanal

Assine nossa newsletter para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Notícias populares
outros

EUA falarão com Rússia sobre cessar-fogo nesta quarta-feira (12), diz Rubio 

12 de março de 2025
Em jogo agitado, Chapecoense e Vila Nova empatam pela Série B 
“Vale Tudo”: quem interpretou Odete Roitman na versão latina da novela 
JPMorgan tem lucro recorde em 2024 com salto no 4º tri 
Vasco tenta atravessar negociação do Boca Juniors por Hinestroza 
- Publicidade -
Ad imageAd image
  • Avisos legais
  • Política de privacidade
  • Gerenciamento de Cookies
  • Termos e condições
  • Parceiros

Todas as últimas notícias do Portal Nação direto na sua caixa de entrada

Aqui no Portal Nação, acreditamos em criar os melhores produtos para a indústria que cruzam o melhor design de software, experiência do usuário e funcionalidade.

Nosso site armazena cookies no seu computador. Eles nos permitem lembrar de você e ajudam a personalizar sua experiência em nosso site.
Leia nossa política de privacidade para maiores infromações.

Copyright © 2023-2024 Portal Nação | Todos os Direitos Reservados

Orgulhosamente ❤️ por HubCloud © 2024. Todos os Direitos Reservados
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?