Sr. Fulano, amigo imaginário de Holly é inspirado no clássico de fantasia Entretenimento, #CNNPop, Série, Stranger Things CNN Brasil
O clássico livro de fantasia “Uma Dobra no Tempo”, de Madeleine L’Engle, publicado em 1962, fez uma surpreendente aparição na última temporada de “Stranger Things”, adicionando uma nova camada de complexidade ao já misterioso e intrigante universo do Mundo Invertido.
Logo no primeiro episódio da temporada, é revelado que Holly, uma das personagens centrais, é fã da obra de ficção. Ela faz referência ao livro ao mencionar “Sr. Fulano” um “amigo imaginário” com quem ela tem uma amizade peculiar.
Alerta de spoiler: o texto a seguir contém spoilers da 5ª temporada de “Stranger Things”
Quando Holly é sequestrada por Vecna (interpretado por Jamie Campbell Bower), ela começa a usar o livro “Uma Dobra no Tempo” como uma chave para tentar entender a realidade distorcida que ela e Max (Sadie Sink) encontram dentro das memórias de Vecna.
No enredo de “Stranger Things”, as duas ficam presas em uma realidade paralela construída pela mente do vilão, um espaço onde o tempo e as identidades são moldados e manipulados por suas próprias lembranças.
A conexão entre o livro e a trama vai além da simples referência. Assim como o livro de inspiração, os heróis atravessam diferentes dimensões e enfrentam uma força maligna que distorce a realidade, “Stranger Things” também lida com a ideia de que o mal pode se manifestar como uma forma de controle mental e manipulação da realidade.
No livro, isso está intimamente ligado às vulnerabilidades emocionais da infância, uma temática que combina fortemente com o que Vecna faz: ele manipula as mentes e as memórias dos personagens, prendendo-os em distorções psicológicas, muito semelhantes ao livro.
Como isso pode se desenrolar no final de “Stranger Things”?
Levando em consideração as ideias exploradas, podemos imaginar que o destino dos personagens principais de Hawkins estejam ligados a ficarem presos dentro dessa realidade criada pela mente de Vecna, assim como os heróis de “Uma Dobra no Tempo”.
A resposta sobre como isso pode terminar provavelmente será revelada no sexto episódio, intitulado “A Fuga de Camazotz”, que parece fazer uma clara alusão ao universo do livro. Camazotz é o nome de uma cidade onde o mal exerce controle absoluto sobre os seus habitantes.
Dentro dessa dimensão distorcida, é possível que Holly e Max viajem através das memórias de Vecna, explorando seu passado, e possivelmente descobrindo conexões inesperadas, como a relação de Vecna com Joyce (Winona Ryder), a mãe de Will.
Ao reviver suas memórias e traumas, as duas poderiam descobrir o ponto de virada em que Henry, a forma humana de Vecna, se transforma de um jovem comum em um vilão aterrorizante.
Por fim, seguindo o título de “Uma Dobra no Tempo”, a resolução de “Stranger Things” pode envolver encontrar uma maneira de libertar os personagens dessa dimensão controlada por Vecna, descobrindo um ponto no tempo onde o vilão perde o controle total, permitindo assim a “libertação” dessa realidade distorcida.
Enquete: quem você acha que vai morrer em “Stranger Things”?
<p>Vote em sua aposta de qual personagem morrerá na última temporada</p>
- Onze (Millie Bobby Brown)
- Mike Wheeler (Finn Wolfhard)
- Dustin Henderson (Gaten Matarazzo)
- Will Byers (Noah Schnapp)
- Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin)
- Max Mayfield (Sadie Sink)
- Jonathan Byers (Charlie Heaton)
- Nancy Wheeler (Natalia Dyer)
- Steve Harrington (Joe Keery)
- Jim Hooper (David Harbour)
- Joyce Byers (Winona Ryder)
- Robin Buckley(Maya Hawke)
- Vecna/ Henry Creel (Jamie Campbell)
- Erica Sinclair (Priah Ferguson)
- Karen Wheeler (Cara Buono)
- Holly Wheeler (Nell Fisher)
- Murray Bauman (Brett Gelman)
- Argyle (Eduardo Franco)
- Suzie Bingham (Gabriella Pizzolo)
- Vickie (Amybeth McNulty)
Quais itens o elenco de “Stranger Things” levou para casa? Descubra

