O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) telefonou na tarde desta terça-feira (2/12) para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugerindo a retirada de tarifas de mais produtos brasileiros que ainda estão com sobretaxa.
Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, a conversa durou cerca de 40 minutos e foi “muito produtiva”, tratando principalmente dos temas comerciais, econômicos e do crime organizado.
Na chamada, Lula enfatizou o reflexo positivo da retirada das tarifas comerciais de 40% da carne, café e frutas e reforçou que o Brasil deseja negociar rapidamente a extensão dessa medida para os demais produtos ainda taxados.
Além da agenda comercial e econômica, Lula tratou com Trump sobre o combate ao crime organizado internacional, ressaltou urgência em reforçar a cooperação com os EUA e destacou as recentes movimentações do Brasil contra essas organizações. O presidente mencionou ainda as operações do governo para “asfixiar financeiramente” o crime organizado.
Segundo a nota, “os dois presidentes concordaram em voltar a conversar em breve sobre o andamento dessas iniciativas”, e o presidente Trump se mostrou aberto e reforçou que dará todo o apoio a iniciativas conjuntas entre os dois países para enfrentar o crime organizado.

